65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ESTUDO DA VAZÃO HÍDRICA NAS NASCENTES DA SERRA DA CAIÇARA, MUNICÍPIO DE MARAVILHA - AL
José Henrique Dos Santos Silva - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Prof. Drª. Ana Paula Lopes da Silva - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
São poucos os estudos referentes à região do semi-árido brasileiro, o que se observa através da insuficiência de dados referentes a muitos aspectos geográficos. A importância de estudos de vazões pressupõe que as áreas de nascentes em regiões semi-áridas possam estar ameaçadas.
Essas áreas apresentam relevante potencial hídrico e são muito ameaçadas pela ação antrópica, sendo consideradas como prioritárias para pesquisa, gestão e conservação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar estudo de vazão hídrica de localidades não exploradas da serra da Caiçara no município de Maravilha no Estado de Alagoas.
MÉTODOS:
A pesquisa de campo foi feita com o auxílio de instrumentos de medição tais como régua, recipiente de volume conhecido, GPS, máquina fotográfica e caderneta de campo. Foi usado o método direto para medição da vazão, que é aplicado a condutos livres, ou seja, riachos e córregos. O método direto é dividido em volumétrico e gravimétrico, que no nosso caso foi usado o Método Direto Volumétrico que se baseia no tempo gasto para um determinado fluxo de água ocupe um recipiente com volume conhecido. Foi usado um cronômetro, um recipiente com volume conhecido, onde foi cronometrado o tempo para que o recipiente chegasse ao seu volume, foram feitas 3 medidas a cada mês durante sete meses, para que fosse feita uma média da vazão mensal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados referentes à vazão hídrica das nascentes de ocorrência na serra da Caiçara, município de Maravilha demonstraram que ocorreu um déficit na vazão no período de setembro de 2011 a dezembro de 2011 e um aumento no período de dezembro de 2011 a março de 2012.
CONCLUSÕES:
. A partir das informações de vazão hídrica que foram importantes desde o ponto de vista hidrológico até as características ambientais das áreas de ocorrências desses cursos d’água, foi possível fazer uma caracterização do potencial hídrico das nascentes.
Palavras-chave: Vazão Hídrica, Bioma Caatinga, Nascentes.