65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
OS CONTOS DE HENRIQUE MAXIMIANO COELHO NETO NO JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS.
Camila Néo Corrêa - Estudante- Universidade Federal do Pará
Germana Maria Araújo Sales - Profa.Dra./Orientadora-Programa de Pós-Graduação em Letras- Faculdade de Letras.
INTRODUÇÃO:
A imprensa foi o principal suporte para divulgar os textos literários no século XIX. A novidade partiu do francês Émile Girardin, que em 1836 passou a publicar diariamente, em jornais, obras literárias em séries presentes ao pé das páginas iniciais. Neste trabalho, analisa-se um dos principais jornais da imprensa paraense oitocentista – O jornal Diário de Notícias (1881- 1898) – que destinou espaços, normalmente, às seções nas quais encontravam-se uma diversidade de gêneros textuais tais como: romance, crônica, conto, receitas, moda, entre outras categorias. Além de um vasto leque de gêneros textuais observa-se a existência de autores nacionais, como a presença do brasileiro: Henrique Maximiano Coelho Neto, que publicou os seguintes contos no jornal Diário de Notícias: A Vingança do gênio em 21de janeiro 1894; Conto do Natal em 12 de janeiro em 1895; O segredo das Ribeirinhas Claras de 18 de outubro de 1896; e o Baptismo de 15 de novembro de 1896.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Comprovar a ocorrência da cultura letrada em Belém do Pará, durante o século XIX, por meio dos textos que circularam no periódico Diário de Notícias.
MÉTODOS:
Os dados dessa pesquisa foram obtidos a partir da análise dos microfilmes referentes ao jornal Diário de Notícias, disponíveis no arquivo de microfilmes do Laboratório de Linguagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), e no setor de microfilmes da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Além da pesquisa com microfilmes, foram importantes a utilização de livros e artigos acadêmicos que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa encontra-se em andamento, e pelo que já pode se perceber há a presença de autores nacionais no jornal Diário de Notícias, que publicaram, por anos, nas colunas literárias, prosa de ficção que circulava entre os leitores no período.
CONCLUSÕES:
Está pesquisa pretende analisar, reconhecer e identificar, os textos em prosa de ficção, nas colunas literárias no jornal Diário de Notícias. A partir do processo de análise é possível constatar a produção de autores nacionais e de maneira mais sucinta a presença do escritor Coelho Neto, cujo trabalho exposto relata.
Palavras-chave: Imprensa periódica, Coelho Neto, Contos..