65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE MANJERICÃO (OCIMUM BASILICUM)
Moisés Tiodoso da Silva - Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas
Douglas Ferreira dos Santos - Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas
Artur Pereira Vasconcelos de Carvalho - Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas
Felipe dos Santos de Oliveira - Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas
Jackson da Silva - Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Alagoas
Antônio Barbosa da Silva Junior - Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal) - Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
O manjericão é uma planta anual ou perene, com altura de até 60 cm, sendo produzido no Brasil por pequenos produtores rurais na utilização como condimento. A alfavaca como também é conhecida pode ser utilizado na produção de perfumes e na aromatização de bebidas e alimentos, além do seu óleo apresentar propriedades inseticidas e repelentes. Esta cultura tem grande importância socioeconômica devido a suas múltiplas utilidades, porém, é mais usado como planta medicinal ajudando a combater várias doenças. A produção de mudas de qualidade, baixo custo, homogêneas e vigorosas é fundamental para o cultivo comercial de plantas medicinais. Nesse sentido, o substrato constitui elemento muito importante, uma vez que ele exerce influência sobre a germinação e emergência de plântulas e sobre a qualidade das mudas. A maioria das pesquisas, tanto na caracterização do substrato, quanto ao seu desempenho como meio de cultivo, deixa a desejar resultados que possam ser utilizados para plantas medicinais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes substratos alternativos para a formação de mudas de manjericão de alta qualidade.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado em casa de vegetação no Setor de Melhoramento Genético de plantas da universidade Federal de Alagoas (CECA-UFAL), no município de Rio Largo – AL, no ano de 2010. Neste experimento foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com 7 tratamentos e 4 repetições, cada parcela foi composta por 10 plantas. Foram testados 7 substratos na produção de mudas de manjericão: solo; torta de filtro; bioplant®; solo + torta; solo + bioplant®; torta + bioplant®; solo + torta + bioplant®. Estes materiais foram utilizados levando-se em conta sua disponibilidade na região e em experiências adquiridas através de outros experimentos realizados com produção de mudas. O plantio foi realizado através da reprodução assexuada, utilizando galhos, e o recipiente adotado para as mudas foram saquinhos de polietileno. Após 50 dias foram realizadas as coletas das mudas na casa de vegetação, e foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da muda, tamanho da raiz, diâmetro do caule, massa fresca total com folhas, massa fresca da raiz, número de folhas, massa fresca do caule e também foi realizada a área foliar. Todas as variáveis foram submetidas a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o teste F a 5% de probabilidade, apenas a variável Massa Fresca Total (MFT) apresentou diferença significativa entre os substratos. Para as variáveis Altura de Parte Aérea (AP), Comprimento de Raiz (CR), Diâmetro do Caule (DC) e Número de Folhas (NF) não houve diferença significativa pelo referido teste a 5% de probabilidade. Os coeficientes de variação obtidos ficaram entre 8,27 e 12,89, apresentando para maioria das variáveis boa precisão experimental. Apenas a variável massa fresca total teve um coeficiente elevado, porém aceitável devido a natureza de sua característica. De acordo com o teste de Tukey a 5% de probabilidade, o substrato Solo+Torta+Bioplant® (8,18g) apresentou maior valor para a variável Massa Fresca Total, porém não diferenciando estatisticamente dos substratos Torta de Filtro (7,57g), Torta+Bioplant® (7,49g) Solo+Torta (7,36g), Solo+Bioplant® (6,41g) e Bioplant® (6,28g). O solo apresentou desempenho menos expressivo para essa variável, porém não diferindo estatisticamente dos substratos Bioplant®, Solo+Bioplant® .
CONCLUSÕES:
Pelos resultados apresentados, conclui-se que os substratos alternativos utilizados nesse estudo apresentaram desempenhos semelhantes ao comercial na produção de mudas de manjericão.
Palavras-chave: Condimento, Muda de qualidade, Planta medicinal.