65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
O Conselho de Classe: Sua função nas Escolas Públicas de Araguaína – TO.
Lucas Siqueira Guimarães - Acadêmico do curso de licenciatura em Química - UFT/Campus de Araguaína
Silionamã Pereira Dantas - Acadêmico do curso de licenciatura em Biologia - UFT/Campus de Araguaína
INTRODUÇÃO:
O conselho de classe, pedagogicamente é visto como uma reunião democrática da comunidade escolar, onde os professores e a equipe pedagógica discutem e avaliam o desempenho dos alunos. Nesse processo, são verificadas diversas situações do aluno e por meio desses dados debatem se o mesmo deverá ser aprovado ou reprovado, julgando suas notas e trabalhos. Alguns autores atualmente citam que um conselho coletivo entre professores, coordenação, pais e alunos, asseguram a democratização das relações que acontecem na escola. Tornando assim algo dinâmico, pois proporciona uma maior compreensão das metas, objetivos da escola, sua relação com a comunidade e também a aproximação entre professores, pais e alunos no entendimento da estrutura pedagógica da escola. Mas será que os próprios professores pensam assim? A existência dessa atividade ajuda no desempenho do aluno ou na aprendizagem? Talvez o conselho de classe sirva unicamente para passar o aluno ou reprovar. Diante dessa questão, se ver a necessidade de buscar nas comunidades escolares a opinião dos professores relacionada com a forma que está sendo executado o conselho de classe, visto que os mesmos estão sempre presentes no acompanhamento dos alunos e cientes do papel central do conselho de classe.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar como os conselhos de classes estão sendo utilizados no processo de avaliação do ensino aprendizagem de escolas públicas do município de Araguaína – TO. Tomando como base a opinião dos professores a partir da aplicação de questionário.
MÉTODOS:
Esse trabalho de pesquisa foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental no município de Araguaína-TO, no ano de 2010 entre os meses de março e maio. Foi elaborado um questionário do qual seu foco referia-se para a opinião dos professores acerca do conselho de classe. Ao todo 18 professores participaram da entrevista. Os nomes dos professores não foram divulgados para assim manter uma ética social. O questionário aplicado continha questões de múltipla escolha das quais eram: Em sua opinião, qual o verdadeiro objetivo do conselho de classe? Os pais dos alunos deveriam participar do conselho de classe? O conselho de classe deveria existir? Em qual situação o aluno é avaliado? Com base em suas experiências como professor, a nota baixa do aluno reflete o seu nível de aprendizagem? O processo de recuperação do aluno permite apenas a recuperação das notas ou possibilita a recuperação da aprendizagem? Você (professor) concorda com aplicação de prova de recuperação para passar o aluno de ano? De quanto em quanto tempo deveria ser executado o conselho?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por meio dos resultados alcançados verifica se que quando os professores foram questionados sobre o verdadeiro objetivo do conselho de classe, 90% responderam que é aprovar o aluno e apenas 10% disseram reprovar, quanto à participação dos pais no conselho de classe, 65% disseram “sim” e 35% disseram que os pais não deveriam participar, nesse caso nota-se que parte dos professores vê a participação dos pais como um auxílio nas metodologias aplicadas no conselho, mas por outros não seria necessário que os pais se envolvessem; 5% acham que o conselho de classe não deveria existir e 95% pensam o contrário, 60% acreditam que as notas refletem de fato o nível de aprendizado e 40% não acreditam, assim como 40% disseram que o processo de recuperação permite que o aluno recupere a nota e 60% disseram que permite a recuperação da aprendizagem, e por fim, 85% dos professores não acham correto o fato de um aluno que foi reprovado, fazer uma única prova no fim do ano, alcançar nota suficiente e passar, e 15% concordam. De fato os professores têm afirmações que mostra a realidade dessa prática de avaliação, levando em conta que em muitos casos o aluno deve passar de qualquer maneira para não prejudicar a escola com baixo coeficiente, essa é uma realidade que muito se discute atualmente.
CONCLUSÕES:
É possível observar através dos dados obtidos que os professores, mesmo tendo opiniões tão diversificadas a respeito do conselho de classe, acreditam ser de total importância na avaliação do aluno. Porém deixa a entender que deve haver uma reforma que melhore os métodos de avaliação dos mesmos e o principal foco do conselho de classe. Apesar de alguns professores não concordarem com a existência dessa atividade ou da participação dos pais na discussão do conselho, o conselho de classe continua sendo visto como uma ação de grande importância na realidade escolar, que se impõe numa postura de responsabilidades colocadas diante das questões de ensino-aprendizagem e nas relações sociais existentes nas escolas.
Palavras-chave: Conselho de Classe, Avaliação de Aprendizagem, Desempenho do Aluno.