65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
ANÁLISE SOCIECONÔMICA DOS VENDEDORES DE PESCADO NAS FEIRAS DE PALMAS-TO
Itana Neiva Batista - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO
Jessica Regina Bourscheidt Seitenfuss - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO
José Eustáquio Canguçu Leal - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO
INTRODUÇÃO:
Um dos setores que tem crescido sensivelmente no Tocantins é o setor aquícola, a atividade em solo tocantinense apresenta-se com potencial crescimento de produção devido à disponibilidade de água, clima e incentivos governamentais, outro fator preponderante é tentar disponibilizar para população o acesso á outras fontes alternativas de proteínas, pois o pescado além de ser considerado alimento de alto valor nutricional também está associado à alimentação saudável, contribuindo para o bem estar do indivíduo. Deve-se ainda ressaltar que a comercialização do pescado inteiro in natura em feiras livres sem a devida refrigeração, desprotegidos, expostos ao ambiente altera a qualidade do produto. Entre os alimentos de origem animal, o pescado caracteriza-se pelo elevado potencial de deterioração se exposto a condições inadequadas de armazenamento (LEITÃO et al. 1997). As feiras livres de Palmas proporcionam cobertura metálica protegendo os comerciantes das intemperes como sol e chuva, mas, no entanto, o setor ainda enfrenta diversos gargalos, como a falta de higiene na manipulação do pescado, stands de vendas velhos, vendedores sem capacitação, entre outros. Por estes motivos e, sobretudo os assuntos relacionados aos problemas enfrentados pelos profissionais envolvidos na comercialização em Palmas-TO, faz-se necessário um estudo sobre a situação desses profissionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o mercado, verificando as condições socioeconômicas dos agentes para uma melhor compreensão do elo final da cadeia produtiva do pescado, tendo como foco os vendedores das feiras de Palmas–TO, conhecendo a realidade dos profissionais envolvidos e a estrutura oferecida aos clientes, é possível apontar soluções e melhoras para o aumento do consumo e aumento de renda das famílias envolvidas.
MÉTODOS:
A avaliação se baseou em entrevistas com 30 feirantes, em 3 diferentes feiras do município de Palmas no mês de novembro de 2012, abordando os aspectos socioeconômicos. Como forma de tabulação dos dados foi elaborado um questionário que foi preenchido pelos acadêmicos, baseado apenas nas respostas dos feirantes quanto a situação social e econômica. O questionário foi aplicado sob a forma de entrevista. Sendo assim uma pesquisa qualitativa porque faz o uso da técnica de coleta de dados a partir da observação direta intensiva através de entrevistas exploratórias e aplicação de questionário (CERVO et al 1973).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo o SEBRAE-TO, Palmas, a capital possui 52 pontos de venda de pescado nas feiras, onde se verificou que os vendedores em sua maioria 73% são homens, têm de 30 a 40 anos de idade, as mulheres corresponderam apenas 27% dos profissionais nas feiras de Palmas. Quanto à situação de escolaridade 60% dos entrevistados só possuem o ensino fundamental, 20% o ensino médio e 7% o ensino superior além de 13% nunca terem frequentado uma escola e apenas 33% procuram manter a família na escola. Constatou-se que 53% das famílias têm de 3 a 5 membros. Em relação ao tipo de vendedor 81% são vendedores atravessadores e apenas os outros 19% são pescador-vendedor. Constatou-se ainda que 80% dos vendedores possuem um único ponto de venda e 13% de 2 a 4 pontos de venda, a maioria deles 53% recebe em média um valor acima de R$ 300,00 por semana, e 67% alegam se manter apenas com a renda da feira. Baseado na entrevista verificou-se que em relação a auxílios do governo apenas 7% recebem algum tipo e somente 13% tem conhecimento de alguma Politica de incentivo para vendedores de pescado.
CONCLUSÕES:
Considerando a importância desses pontos de venda na capital devido à procura frequente pelo serviço, esses vendedores necessitam de uma capacitação de forma a melhorar a situação social e econômica nesse elo da cadeia produtiva.
Palavras-chave: comercialização, infra-estrutura, qualidade.