65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A VIAGEM DO BEAGLE: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E BIOLOGIA
Leonardo de Bem Lignani - Prof. MSc - Coordenação de Biologia - CEFET/RJ
Henrique de Bem Lignani - Instituto de História - UFRJ
INTRODUÇÃO:
“A Origem das Espécies”, publicado originalmente na Inglaterra em 1859, é o livro responsável por colocar o nome de Charles Darwin (1809-1882) na história da Ciência. Nele estão formuladas as principais ideias que permitiram a compreensão sobre como os seres vivos se modificam ao longo do tempo, fornecendo as bases para o entendimento da evolução. A sua viagem realizada a bordo do navio H.M.S. Beagle, como o próprio Darwin escreveu, foi um acontecimento marcante para a formulação de suas ideias. Menos famoso (e lido) que o best-seller citado anteriormente é o livro conhecido como “A Viagem do Beagle” (The Voyage of Beagle), publicado em 1839. Escrito em primeira pessoa, o livro é um relato das impressões de Darwin sobre a história natural e a geologia dos locais visitados pela expedição da qual fazia parte. Além das anotações que faziam parte de seu próprio trabalho, Darwin em diversas passagens escreve sobre a sociedade local, sua política e seus costumes. E ao mostrar uma imagem diferente deste personagem, para além do naturalista que está atento apenas ao “mundo natural” que o cerca, este texto traz uma importante contribuição para o ensino de Ciências, servindo de exemplo sobre como o fazer científico está relacionado com as questões sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos deste trabalho são (i) buscar no relato de viagem feito por Charles Darwin a referência a fatos históricos observados pelo naturalista; (ii) relacionar estas referências ao contexto sociopolítico dos locais visitados e (iii) produzir uma atividade que possa ser utilizada como ferramenta para o ensino de Ciências dentro de uma abordagem da História da Ciência.
MÉTODOS:
Para realizar este trabalho, utilizamos como fonte bibliográfica o texto original de Darwin, “The Voyage of the Beagle, journal of researches into the natural history and geology of the countries visited during the voyage of H.M.S. Beagle round the world”. Retiramos deste texto passagens que fazem referência a fatos históricos ou questões políticas percebidas por Darwin durante a viagem. Para serem utilizados na atividade elaborada, foram escolhidos apenas trechos relacionados à América do Sul, buscando um recorte espaço-temporal de maior familiaridade para o público-alvo. Foram confeccionados também textos que retratam questões históricas dos países sul-americanos no período em que a viagem ocorreu (entre 1831 a 1836). A atividade, realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET/RJ, consistiu na divisão da turma em grupos de 5 a 6 alunos e na distribuição dos dois conjuntos de textos (a saber, trechos dos relatos de Darwin e os textos produzidos que abordam o contexto sociopolítico) para cada grupo. A proposta feita foi que cada grupo, após a análise dos textos fornecidos, associasse-os a um local visitado por Darwin. Estes locais deveriam ser indicados em um mapa, projetado no quadro, com o trajeto percorrido pelo H.M.S. Beagle.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O texto escrito por Darwin apresenta passagens com grande riqueza de detalhes sobre fatos que vão além da “história natural”. É justamente a existência destas impressões de um europeu que está na América da Sul (e não apenas de um naturalista), que foi explorado neste trabalho. Por exemplo, em um relato feito em sua passagem pelo Brasil, Darwin descreve como se espantou quando assustou um escravo apenas ao falar gesticulando de forma mais efusiva. O escravo assustou-se, segundo informações do próprio Darwin, pois achou que iria receber um golpe. Este relato, feito no Brasil (país que só foi abolir a escravatura em 1888), no atual estado do Rio de Janeiro, demonstra como a escravidão impressionou Darwin. Outras passagens também ofereceram a possibilidade de uma contextualização histórica interessante, como o encontro de Darwin com o general Juan Manuel de Rosas na Argentina (que futuramente se tornaria governador de Buenos Aires) e o retorno dos nativos chamados “fueguinos” para a Terra do Fogo. Estas passagens evidenciam que Darwin estava atento ás questões sociais que presenciava e que estas, de forma dialética, influenciaram sua visão de mundo durante a viagem no H.M.S. Beagle.
CONCLUSÕES:
O ensino de Ciências deve ir além do aprendizado do conhecimento produzido por esta atividade. O entendimento de qual é a sua natureza, sua história e sua filosofia são imprescindíveis para uma educação científica emancipatória. Acreditamos que o presente trabalho aponta um caminho em direção a este objetivo. A pesquisa realizada e, sobretudo, a participação e as discussões realizadas durante a realização da atividade reforçam a importância que a contextualização histórica possui para o ensino de Ciências. Destacamos, principalmente, a possibilidade de trabalhar com os alunos: (i) a relação entre o contexto sócio-histórico e o fazer científico, desmistificando a ideia de que a Ciência é uma atividade desvinculada de seu entorno; (ii) a existência de visões de mundo naqueles que produzem conhecimento científico, desconstruindo a imagem do cientista livre de ideias preconcebidas e (iii) a discussão de aspectos históricos em uma abordagem diferente da tradicionalmente utilizada por esta disciplina.
Palavras-chave: História da Ciência, Filosofia da Ciência, Charles Darwin.