65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
MELHORAMENTO GENÉTICO DE PIMENTA TIPO CABACINHA (Capsicum chinense) UTILIZANDO O MÉTODO SSD
Renato Silva Soares - Instituto Federal Goiano- Campus Ceres
Luís Sérgio Rodrigues Vale - Prof. Dr/Orientador - Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres
INTRODUÇÃO:
As pimentas são plantas pertencentes ao gênero Capsicum, da família das Solanaceae, com origem nas regiões tropicais americanas. As principais espécies cultivadas no Brasil são: C. annum, C. baccatum, C. chinense, C. frutescens, C. praetermissum (Dias et.al. 2008). As pimentas foram, provavelmente, os primeiros temperos utilizados pelos índios para dar cor, aroma e sabor aos alimentos. Além de tornar carnes e cereais mais atraentes, tinham outras funções importantes, pois ajudavam a conservar os alimentos protegendo-os da ação de fungos e bactérias (Heiden et. al., 2007). Este fruto de aspecto característico ocupa importante posição no mercado agrícola brasileiro, com forte expressão na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética. A pimenta cabacinha adquire cor alaranjada quando madura, e é utilizada em molhos e saladas sendo bastante apreciada na decoração de pratos (Zancanaro, 2008). O melhoramento genético permite obter novos genótipos com as características exigidas pelos consumidores e adaptando-as a diversas condições edafoclimáticas. O método SSD (do inglês “Single Seed Descend”) de melhoramento genético baseia-se no avanço das gerações, tomando-se uma única semente de cada indivíduo em cada geração, até se chegar a um nível satisfatório de uniformidade (Reifschneider et.al , 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se a seleção e melhoramento genético de um acesso de pimenta tipo cabacinha do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do IF Goiano – Câmpus Ceres com alto grau de homozigose e posterior obtenção de uma nova cultivar de pimenta.
MÉTODOS:
O projeto foi implantado no campo experimental do IF Goiano – Câmpus Ceres em 2010. Do total de 319 acessos presentes no banco ativo de germoplasma (BAG) do IF Goiano - Câmpus Ceres, seis foram selecionados para o início do programa de melhoramento utilizando o método SSD. Destes, um material tipo cabacinha foi escolhido para o prosseguimento do programa em segundo ciclo de melhoramento. As sementes foram semeadas em bandejas de isopor de 128 células utilizando substrato comercial plantimaxR e uma semente por célula. O Transplantio foi realizado quando a planta atingiu por volta de 10 a 15 cm de altura e de 4 a 6 folhas definitivas em vasos com capacidade de 10 L na casa de vegetação, utilizando em todo o ciclo irrigação por gotejamento. No período reprodutivo, antes das flores se abrirem (antese), foram protegidas com papel alumínio para impedir a polinização cruzada e garantir a autofecundação, método esse que garante que uma flor se autopolinize, ou seja, que ocorra a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor, evitando assim que pólen de plantas de pimentas distintas faça a fecundação. Os frutos identificados foram colhidos quando maduros e suas sementes extraídas, e utilizado para uma nova geração.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos seis acessos utilizados na primeira geração para o programa de melhoramento genético, observou-se que um acesso apresentou destaque em termos de uniformidade de plantas e frutos. Para a segunda geração o genótipo representou através do método de autopolinização uma homozigose de 75%. Na terceira geração, obteve um genótipo com 87,5% de homozigose e plantas mais homogêneas. Para o quarto ciclo obteve-se plantas com grau de homozigose de 93,75%. GARDNER (1974) afirma que na 1º geração de autopolinização de plantas heterozigotas (Dd) a proporção genética seria de 1DD: 2Dd: 1dd ou em termos de fração ¼ DD: ½ Dd: ¼ dd ou ainda em porcentagem a proporção seria de 50% de homozigose e 50% de heterozigose. Já na 2º geração apenas 25% da carga genética seria heterozigota e 75% homozigota, seguindo essa progressão a quinta geração será de 96% de homozigose e apenas 4% heterozigose. Assim sendo, tem-se uma nova cultivar de pimenta.
CONCLUSÕES:
Foi possível obter um genótipo de pimenta tipo cabacinha com 93,75% de homozigose em quarta geração com alto grau de uniformidade de plantas e frutos.
Palavras-chave: Autopolinização, Banco de germoplasma, Capsicum .