65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Análise cromatográfica iônica de água tratada magneticamente.
Raimundo Nazareno da Silva Conceição Filho - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
Fábio Henrique Silva Sales - Profo.Dro/Orientador - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
INTRODUÇÃO:
Os estudos da a água sobre os efeitos de campos magnéticos tem sido tema de muitas discussões nos últimos anos, e essas discussões tem demonstrado em geral que a ação dos campos magnéticos tem alterado as propriedades da água como também de outras soluções aquosas de forma evidente. alterando principalmente os íons, ph e outros nutrientes existentes nessas soluções.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve como objetivo principal analisar experimentalmente a cromatografia de íons (cátions e anions) da água tratada magneticamente, durante 48 horas na presença de um campo magnético externo gerado por três ímãs de neodímio, no intuito de evidenciarmos nessas condições, alterações na ionicidade da água.
MÉTODOS:
Foram realizadas no Laboratório de Química Aplicada do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo, medidas de 250ml de água potável, submetidas a um campo magnético médio de 350 mT(miliTesla), gerado por um ímã permanente de neodímio em forma de pastilha circular maciça , constituindo, assim, o grupo teste. Outras amostras de água potável foram submetidas em condições normais, sem o campo magnético, formando o grupo controle. Essas amostras foram submetidas a um cromatógrafo para estudo e análise dos componentes existentes na água. A fim de minimizar os erros experimentais, todas as medidas realizadas com o grupo teste foram comparadas às do grupo controle.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da cromatografia apresentaram uma redução na quantidade dos nutrientes compostos na água do grupo teste (tratada magneticamente) em relação a água controle (sem tratamento magnético), tendo em vista que o magnetismo atuou como solvente na dissociação de alguns componentes químicos da água em análise, sensíveis a presença de forças magnéticas. A cromatografia também mostrou um composto que é derivado de glicina + fosfato (glifosato,produto este que não deveria aparecer na analise,por se tratar de um herbicida) para analise de anions. Sendo que comparando o grupo teste e controle o glifosato diminui consideravelmente na presença do campo magnético, mostrando também o potencial anti-herbicida deste campo. Na presença do campo magnético a concentração de cátions de sódio e de cálcio diminui consideravelmente ao ponto de não aparecerem na faixa apresentado pelo cromatográfico de íons.
CONCLUSÕES:
À analise cromatográfica mostrou que o campo magnético altera as propriedades básicas da água, assim como diminui consideravelmente a quantidade de cada elemento presente na água chegando ate a fazer desaparecer alguns desses elementos presente na mesma, e apresentando componente que também não deveria estar presente na água.
Palavras-chave: Água, tratamento magnetico, cromatografia-Ionica.