65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
A cultura Afro- brasileira em sala de aula: Um relato de experiência do PIBID Artes/Música
Francilourdes Carvalho Pinto - Depto. de Artes- UFMA
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um país de diversidade, um lugar de muitas etnias, sabemos que somos resultado da mistura de índios, europeus e africanos, e dentre esses três temos traços marcantes da África que por muito tempo foi, e infelizmente ainda é, descriminado e desprezado. Em vista disto, faz-se necessário a reflexão de certos valores impostos pela sociedade, reflexão esta que deve ser instigada pela educação.
O presente trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012 através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, aplicado em uma escola estadual de São Luís- MA, o Centro de Ensino Liceu Maranhense, com turmas do primeiro e terceiro ano. Tivemos como objetivo a concretização da lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e fizemos isso através da música, visto que não dá para falar da África sem falar de música, pois esta é uma linguagem que está tão presente não só vida deste povo, quanto está no nosso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar para sala de aula a história da África e sua relação com o Brasil, apresentando os aspectos da sua cultura, em especial da música africana e como esta influenciou a música brasileira tornando-a tal como a conhecemos hoje e instigar os alunos à reflexão sobre discriminação racial, estimular o respeito e a valorização da diversidade étnica e cultural.
MÉTODOS:
A primeira etapa foi a elaboração do planejamento de ensino semestral junto ao supervisor e arte-educador, onde foi decidido o público alvo e a forma como iríamos trabalhar. O primeiro contato com os alunos e a escola foi por meio de uma mostra sobre o projeto, onde foi apresentada à escola os bolsistas, a temática e a proposta do projeto e como este seria executado. Para culminância da mostra fizemos uma pequena apresentação musical com repertório voltado para temática. Em relação a prática de ensino, ministramos aula durante a semana e três tipos de oficinas aos sábados, oficina de canto, violão e construção de instrumentos musicais a partir de material reciclável. Nas aulas abordamos aspectos sociais, históricos, culturais e principalmente musicais, apresentando aos alunos os principais gêneros da música afro-brasileira. Produzimos textos, slides, fizemos atividades de musicalização; utilizamos recursos tecnológicos como computador, caixa de som e data show com a finalidade de reprodução de áudio e vídeo. Fizemos momentos de apreciação musical onde os próprios bolsistas tocavam seus instrumentos, tornando assim, a aula mais dinâmica e atrativa. Para encerramento de semestre pedimos aos alunos a produção de um vídeo feito por eles mesmo sobre algum subtema da temática geral, e aos alunos das oficinas foi pedido que elaborassem uma apresentação musical, onde foi exercitado o trabalho em equipe e o arranjo musical, estes cantaram e tocaram com os bolsistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar de ter ocorrido algumas mudanças no nosso calendário, em favor do vestibular, pudemos concluir todas as nossas atividades propostas, estas mudanças somente acarretou pouco envolvimento dos alunos, pois estes estavam mais preocupados com o vestibular, tirando assim, um pouco de interesse das nossas aulas. Já os alunos das oficinas tiveram grande envolvimento e demonstraram grande interesse em dar continuidade às aulas em um momento futuro.
CONCLUSÕES:
Apesar dos problemas acima citados, posso concluir que alcançamos todos os objetivos propostos, contribuindo assim para a formação cultural, social e intelectual desses alunos.
Palavras-chave: Música afro-brasileira, Diversidade, Discriminação racial.