65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Clima Organizacional: um estudo de caso dos colaboradores do Bancoob/Sicoob, uma cooperativa em Vitória da Conquista – BA
Ivan de Oliveira Couto - UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Nazaré Franco Santana - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
José Rodrigues Jones Neto - UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Ildeflávio dos Santos Silva - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
Salmo Lima Costa - FJT - Faculdade Juvêncio Terra
INTRODUÇÃO:
O ponto de vista a respeito do clima organizacional muda de acordo com o conhecimento de distintos autores. O conceito de clima organizacional refere-se às ações do ambiente de trabalho sobre o comportamento das pessoas na organização, portanto reflete a qualidade do ambiente de trabalho percebida pelas pessoas. Uma explicação abrangente para o referido tema resulta de fatores, tais como, cultura, valor, política, tradição, estilo gerencial, comportamento, manifestação dos indivíduos envolvidos no processo e ocasiona do agrupamento de instrumentos, conhecimentos e processos operacionais da organização. É uma abordagem imprescindível e apoia o entendimento de como o ambiente de trabalho influencia direta ou indiretamente o comportamento, a motivação e a satisfação dos indivíduos que estão dentro desse cenário. Diante disso, é indispensável que o gestor entenda o conceito de clima organizacional que está vinculado à “motivação, à lealdade, à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho¸ à facilidade das comunicações internas, ao relacionamento entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, à integridade da equipe” entre outras variáveis intervenientes. Os elementos do clima organizacional não são comuns. Fatores diagnosticados são intrínsecos, gerando um clima inerente, considerando que cada colaborador percebe o âmbito de trabalho determinado, numa condição peculiar da história da organização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetiva investigar o clima organizacional dos colaboradores do Bancoob/Sicoob, uma cooperativa de crédito em Vitória da Conquista – BA. Esta organização, atuante no mercado conquistense tem como cooperados os servidores públicos municipais fornecendo soluções financeiras como uma solução alternativa às instituições bancárias tradicionais.
MÉTODOS:
Para a coleta dos dados, foi utilizada uma pesquisa quantitativa, com o objetivo de diagnosticar o clima organizacional da cooperativa. Um questionário contendo 25 questões foi aplicado a todos colaboradores da empresa sendo que as respostas foram atribuídas sem a presença do pesquisador. Os dados foram tabulados, sistematizados e apresentados em números e percentuais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na análise dos dados, observou-se que em sua maioria (65%), os funcionários têm nível de educação superior (completo ou em conclusão) e que 88% estão satisfeitos com o cargo ocupado na instituição, demonstrando que é notória a satisfação por parte desses trabalhadores. Questionados quanto ao sentimento de realização pessoal, que é um dos requisitos de um clima organizacional favorável, todos responderam que sempre ou quase sempre tem esse sentimento no seu trabalho, enquanto que o resultado é igual quanto ao cumprimento das responsabilidades que lhe são designadas no seu trabalho. Dos que responderam ao questionário, 75% afirmam que as regras da empresa não são rígidas e 95% dizem que sempre ou quase sempre tem liberdade para executar seu trabalho da maneira que lhe parecer melhor. Quando questionados se a empresa é um bom lugar para trabalhar, 88% afirmam positivamente e 60% identificam a empresa como aberta a críticas e sugestões.
CONCLUSÕES:
Observa-se que a análise do questionário evidencia os aspectos que corroboram para um clima organizacional favorável. A alocação dos funcionários em funções que estes se identifiquem, favorece o seu desempenho pessoal e em equipe. Conseqüentemente, há um ganho no clima organizacional. É bem sabido que um bom ambiente de trabalho pode advir de fatores ligados à realização pessoal em que, não coincidentemente, esses colaboradores tendem a cumprir suas responsabilidades da melhor maneira possível. Empresas abertas a críticas e sugestões – dentro de padrões e limites – se tornam lugares agradáveis para trabalhar onde os colaboradores sentem-se inseridos no processo decisório e, portanto, vêem a sua importância na organização. Finalmente, é uma tendência que organizações bem sucedidas sejam flexíveis com a execução de tarefas, focando nas competências dos seus colaboradores e controlando pelos resultados. Esta visão contribui sobremaneira para o aprimoramento do clima organizacional.
Palavras-chave: Clima organizacional, Comportamento organizacional, Gestão de pessoas.