65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O LÚDICO E O PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA ESTADUAL ZACARIAS DE GOES.
ALANE SOUSA DE SÁ - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI
LEIDE DAIANE ALVES DA SILVA - INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI
YARA FERREIRA LIMA - Profa. supervisora do pibid.ESCOLA ESTADUAL ZACARIAS DE GOES
INTRODUÇÃO:
Perante inúmeras dificuldades encontradas, nos dias atuais, dentro da sala de aula o processo de ensino-aprendizagem, necessita de metodologias inovadoras que proporcione determinadas aprendizagens, tais metodologias usadas atualmente contém o aspecto lúdico.
Gardner em sua teoria das múltiplas inteligências sugere que cada estudante possui uma forma distinta de aprender e que cabe aos professores descobrir alternativas de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento das competências do alunato. (MORATORI, 2003).
Essas atividades alternativas podem vir a ser modelos ou jogos didáticos que buscam facilitar a construção do aprendizado pelo aluno, ao preencher as lacunas deixadas por um processo de transmissão e recepção dos conteúdos ministrados. O uso do lúdico possibilita aos alunos um maior entusiasmo, quando são convidados a aprender de uma forma mais descontraída, interativo e divertida (CAMPOS; BORTOLOTO; FELÍCIO, 2003).
Logo o presente trabalho busca avaliar a recepção dos alunos frente a um jogo sobre organelas celulares, que foi construído para o ingresso no programa PIBID do Instituto Federal de Educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo principal a criação de um jogo da memória sobre as organelas celulares e suas funções onde através deste, o professor possa auxiliar o processo de ensino aprendizagem do conteúdo de citologia do seu alunato e por objetivo secundário avaliar o que os alunos acharam do jogo como forma de instrumento de ensino.
MÉTODOS:
O projeto teve 2 momentos: 1) a construção de um jogo “Jogo da citologia na memória”, que contempla o conteúdo de biologia das organelas celulares, logo quanto a sua construção as estratégias tomadas foram: a procura de fotos das organelas na internet e em livros de Biologia do Ensino Médio e suas principais funções, estas foram transformadas em adesivos, que foram colados em peças de MDF, de 8,5 cm por 5 cm, ao todo foram confeccionados 5 jogos cada um com 24 peças, sendo 12 com as funções e 12 com as figuras das organelas celulares, as regras são as mesmas do jogo de memória normal. 2) O jogo foi aplicado em uma sala de 1º ano do ensino médio do colégio Liceu Piauiense, onde se desenvolve o programa PIBID. Depois foi aplicado um questionário no qual, perguntou-se aos alunos o que eles acharam do uso do jogo na sala de aula, qual a importância desse tipo de material na transmissão e recepção de conhecimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação do jogo em sala de aula, foi entregue um questionário aos alunos, a fim de avaliar sua opinião como sujeito de aprendizado. Ao serem questionados sobre o que acharam do jogo 69% responderam que acharam interessante, 25% que é muito bom e 4% disseram que o mesmo é complicado. Quando indagados como avaliam o uso de jogos em sala de aula como metodologia de Ensino-aprendizado as respostas foram semelhantes, falaram que é uma forma interessante de facilitar o conteúdo e fazem os alunos aprenderem de forma mais simples, dinâmica e divertida, possibilitando que eles assimilem melhor o conteúdo e se interessem mais pelo assunto. Na pergunta sobre a importância dos jogos em sala de aula, a respostas variaram entre: facilitação da aprendizagem, simplificação do conteúdo, saída da rotina, da monotonia, maior interação entre os alunos, professor, conteúdo e estagiários. Esses resultados mostram-se equivalentes com a literatura, Moratori (2003); Campos, Bortolo e Felício (2003); com o jogo o aprender torna-se divertido, natural e interessante já que o aluno irá assimilar coisas não notadas antes e, assim, o método torna-se uma das maneiras preferidas de aprender, tendo em vista que este deixa de ser tedioso e monótono e o jogo torna-se uma útil ferramenta na aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Com o presente trabalho pode concluir que o uso de jogos como metodologia de ensino-aprendizado em sala de aula, é bastante aceito pelos alunos, tendo em vista que esse tipo de ferramenta pedagógica está sendo utilizada em sala de aula, com a ajuda de programas, como o PIBID, que capacita estudantes de licenciatura, a elaborarem, criarem metodologias e ferramentas pedagógicas, tendo como objetivo criar meios de tornar a o ensino aprendizado, mais fácil e prazeroso. Esse programa ajuda primeiramente aos estudantes de licenciatura a se diferenciarem dos demais licenciandos, por ter um contado maior e imediato com as dificuldades enfrentadas pelo alunato do Ensino Básico, das escolas públicas que são agraciadas com tal programa.
Palavras-chave: lúdico, ferramenta de aprendizagem, ensino-aprendizagem.