65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
UM ESTUDO SINTÁTICO-SEMÂNTICO DOS ITENS “AÍ”, “ASSIM” E “ENTÃO” NO GÊNERO ENTREVISTA.
Renata Moreira Marques - Depto. de Letras e Artes - UESC
Gessilene Silveira Kanthack - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Letras e Artes - UESC
INTRODUÇÃO:
O interesse por essa descrição surgiu por observar que a maioria das gramaticais tradicionais, habitualmente, classificam esses itens apenas como advérbios, pressupondo, assim, um comportamento sintático-semântico bastante restrito. Considerando que a língua é um organismo vivo e que está sempre se transformando, o trabalho visa comprovar que as palavras aí, assim e então, dadas as intenções e necessidades comunicativas e cognitivas dos falantes, assumem outras funções além daquelas previstas tradicionalmente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma descrição do comportamento sintático e semântico dos itens “aí”, “assim” e “então” no gênero entrevista.
MÉTODOS:
Para explicar esse processo, baseamo-nos em pressupostos da Gramática Funcional, como, por exemplo, os que caracterizam o fenômeno chamado de “gramaticalização”. O corpus da pesquisa foi constituído por 08 entrevistas (sendo metade dos entrevistados do sexo masculino e a outra, do feminino) disponibilizadas no banco de dados do NURC (Projeto Norma Linguística Urbana Culta – UFRJ). Na análise dos dados, observamos as funções sintático-semânticas desempenhadas pelos itens em estudo, considerando, também, o fator social “sexo”. Por fim, os dados foram quantificados e disponibilizados em tabelas, o que permitiu a análise descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De fato, os resultados da pesquisa confirmam que os itens, além da função de advérbio, assumem também as funções de conector e de marcador discursivo. Também demonstram que esses itens estão em processo de gramaticalização, mas em diferentes estágios. O “então” apresentou um estágio mais avançado, seguido do “aí” e o “assim”.
CONCLUSÕES:
Dessa constatação, é possível prever que, futuramente, esses itens desempenharão funções mais discursivas, visando atender à necessidade comunicativa e pragmática dos indivíduos. Com esse tipo de descrição, esperamos contribuir com os estudos que tratam das mudanças empreendidas no interior da língua portuguesa, bem como promover novas discussões sobre os usos que os falantes fazem das formas linguísticas, no intuito de ampliar pressupostos clássicos; enfim, inovar o ensino tradicional.
Palavras-chave: Advérbios, Sintaxe, Semântica.