65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Levantamento etnobôtanico e atividade biológica de plantas medicinais utilizadas na Comunidade de Três Lagoas- Ba.
Leinah Silva e Silva - Depto. Centro de Formação de Professores - UFRB
Laís Moreira de Oliveira - Depto. Centro de Formação de Professores - UFRB
Saraí A. Santiago de Sena - Depto. Centro de Formação de Professores - UFRB
Lourdes Cardoso Neta - Departamento de ciências exatas e da terra - Uneb
Yuji Nascimento Watanabe - Prof. Msc./Orientador- Depto. Centro de Formação de Professores - UFRB
Floricéa Magalhães Araújo - Prof. Dra./Orientadora- Depto. Centro de Formação de Professores - UFRB
INTRODUÇÃO:
O uso de plantas medicinais percorre os séculos e as culturas, desde os tempos mais antigos a humanidade utiliza das plantas para fins medicinais.1 Segundo Dantas, a disseminação das propriedades das plantas é sempre associada a conhecimentos populares empíricos, e gradativamente vem sendo reconhecido e complementado pelo saber cientifico. Com a demanda pela utilização de plantas medicinais na cura ou prevenção de doenças, o cultivo e/ou o extrativismo tem se tornado uma alternativa cada vez mais importante na agricultura nacional.2 Essa alternativa é utilizada tanto em um contexto cultural, na medicina popular, quanto na forma de fitoterápicos.
A pesquisa fitoquímica tem por finalidade conhecer os constituintes químicos de espécies vegetais ou avaliar a sua presença. Caso o interesse esteja restrito a uma classe especifica de constituintes ou às substâncias com uma atividade biológica específica, a investigação deverá ser direcionada para o isolamento e a elucidação estrutural da mesma.3 Neste contexto, o estudo fitoquímico baseado em uma abordagem etnobotânica constitui uma importante ferramenta no levantamento de espécies, potencialmente fornecedoras de substâncias vegetais quimicamente relevantes e com atividade biológica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho se propõe a realizar um levantamento etnobotânico das espécies de plantas utilizadas como medicamento pela comunidade quilombola de Três Lagoas, localizado na zona rural da cidade de Amargosa, BA.
MÉTODOS:
Aplicou-se um questionário investigativo, a fim de entender as formas de utilização das plantas medicinais. Organizaram-se os dados relatados pela comunidade em forma de tabela. Em seguida as plantas foram enviadas para identificação botânica em Herbários. Assim foi realizada a Coleta do Material e preparação de amostras, sendo trituradas e submetidas à hidrodestilação por 3h, utilizando aparelho Clevenger modificada, obtendo-se o óleo volátil e outra parte da amostra foi seca à temperatura ambiente, moídas e submetidas a sucessivas extrações com hexano e depois metanol. Para analises das amostras foram realizados bioensaio. Os testes de atividade antibacteriana foram realizados com as cepas microbianas - padrão: Bacillus subtilis (ATCC 6633), Staphylococcus aureus (ATCC 6638), Micrococcus luteus (ATCC 10240), Salmonella choleraesuis (ATCC 14028), Escherichia coli (ATCC 94863) e Pseudomonas aeruginosa. Sendo conduzido conforme as normas técnicas estabelecidas pelo CLSI. Para os controles positivos foram empregados Cloranfenicol (2000 μg mL-1) e Gentamicina (2000 μg mL-1) para bactérias Gram-positiva e Gram-negativa, respectivamente. A Concentração Inibitória Mínima foi determinada visualmente pela ausência de crescimento microbiano nos poços inoculados, testadas em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para as 22 ervas citadas para enfermidade pela comunidade, apenas 4 apresentaram inibição contra bactéria: Pau-ferro, Mãe boa, Sete sangria e barbatimão. A amostra óleo essencial da planta Mãe boa foi seletiva para as bactérias: Bacillus subtillis, com valor de CIM de 250 μg mL-1 e Micrococcus luteus, com valor de CIM de 125 μg mL-1. A amostra óleo essencial da planta Sete sangria foi seletiva para a bactéria Staphyloccocus aureus, com valor de CIM de 500 μg mL-1. A amostra extrato metanólico de Pau-ferro foi seletiva para as bactérias: Staphylococcus aureus, com valor de CIM de 125 μg mL-1 e Bacillus subtillis, com valor de 125 μg mL-1. A amostra de Barbatimão foi seletiva para as bactérias: Staphylococcus aureus, com valor de CIM de 250 μg mL-1 e Bacillus subtillis, com valor de 250 μg mL-1. Dessa forma pode ser obervado os resultados confirmam relatos encontrados na literatura sobre o Pau-ferro, uma das plantas analisadas biologicamente, os quais sugerem a existência de uma possível atividade antitumoral e antiinflamatória desenvolvida pela planta.
CONCLUSÕES:
Os resultados indicam uma possível confirmação da ação antiinflamatória referida pela comunidade de Três Lagoas, uma vez que todas as ervas apresentaram atividade contra microoganismos que em contato com o corpo causam inflamações/infecções. No entanto são necessários estudos mais aprofundados para a determinação da estrutura química das plantas e a confirmação dos efeitos farmacológicos destas ervas por meio de ensaios específicos, que identifiquem as espécies corretamente, e que resultem em informações que esclareçam o verdadeiro poder de cada uma delas.
Palavras-chave: Etnobotânico, Plantas medicinais, Bioensaio.