65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA E DO DESIGN DE INTERIORES NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR DE IMÓVEIS
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Mestranda DEHA- UFAL
Sofia Cavalcante Almeida Lira - Mestranda DEHA- UFAL
Tânia Maria Marinho Gusmão - Profª Orientadora - Cesmac/AL
INTRODUÇÃO:
A articulação de novas formas de produção e consumo aponta um interessante caminho para a estruturação de uma nova organização da economia no Brasil, tornando-a mais eficiente, igualitária e sustentada nos princípios de autogestão (WAGNER, 2003). Os aspectos afetivos, socioculturais, semânticos, simbólicos e estéticos de um produto são apontados como de vital importância no que diz respeito a sua relação com o consumidor; e a importância da percepção do valor dos produtos resultantes da arquitetura de interiores e do design, do ponto de vista de quem os consome, é indicada como essencial para seu estabelecimento (QUEIROZ, CARDOSO & GONTIJO,2009). O marketing adotado pelas empresas passou a ser decisivo e definido como uma relação duradoura e lucrativa estabelecida com clientes (KOTLER & ARMSTRONG, 2004), analisando, ainda, as necessidades e desejos de consumidores, desenvolvendo soluções que tragam um maior valor e melhor preço, considerando as melhores opções para o seu público-alvo. Assim, a arquitetura de interiores e o design, com suas propostas de boas soluções funcionais e estéticas, terão seus lugares garantidos nas casas brasileiras, já que se propõem a desenvolver produtos com maior valor agregado, que incluem a sua dimensão estética, simbólica e de aspectos funcionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção do valor da utilização da arquitetura de interiores nos projetos de edificações, no que tange à utilização de um imóvel decorado e o seu impacto na necessidade de consumo, investigando o comportamento do consumidor de imóveis.
MÉTODOS:
Foram realizadas 104 entrevistas e aplicados 104 questionários individuais a potenciais consumidores de imóveis, inovados com a arquitetura de interiores, que frequentaram o apartamento decorado disponibilizado por uma empresa que atua no mercado de imóveis de Maceió-AL, no ano de 2011. Nas entrevistas e nos questionários individuais foram elaboradas perguntas para buscar respostas para as questões da investigação, sem expor, inicialmente, o assunto central a ser investigado, objetivando que os entrevistados se manifestassem de forma autêntica, evitando respostas induzidas. No questionário constaram, ainda, perguntas com um modelo de estratificação social baseado nos modelos da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado. Optou-se por entrevistas diretas, com questões fechadas, cujos dados coletados foram tabulados e submetidos à análise estatística descritiva, com ênfase na distribuição de frequências relativas das respostas, seguindo o mesmo modelo de (SAMPAIO, 1998). A determinação da quantidade de pessoas entrevistadas seguiu os cálculos de tamanho de amostra descrito por Levine, Berenson & Stephan (2000) para obtenção de grau de confiança de 95% e margem de erro de 10 pontos percentuais para mais ou para menos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra teve 66,4% ♀ e 33,6% ♂, onde 45,2% - 18-29 anos; 32,7% - 30-39 anos; 12,5% - 40-49 anos; 7,7% - 50-59 anos e 1,5% > 59 anos; já a classe social da amostra teve 21,2% - A; 16,4% - B; 49,0% - C; 12,5% - D e 0,9% - E. Quanto à influência da arquitetura de interiores no mercado de imóveis, 98,08% acham importante a presença de um imóvel decorado para melhor avaliar o espaço, destes 91,32% o consideram na sua própria decoração, confirmando a sua importância pelos consumidores de imóveis da classe C de Maceió-AL, sendo a “melhor avaliação de espaço” o principal fator na relação do consumidor com este produto, indicando que os aspectos afetivos, socioculturais, semânticos, simbólicos e estéticos são de vital importância para essa relação, e que a percepção do valor dos produtos da arquitetura de interiores e do design é vista como essencial para seu estabelecimento (QUEIROZ, CARDOSO & GONTIJO, 2009). Já 84,6% afirmam que o decorado dá idéia de conforto e/ou modernidade e/ou economia, associado a um benefício prático ou emocional; 82,7% afirmam que se o valor do mobiliário viesse diluído nas parcelas do imóvel facilitaria a sua compra, indicando que os recursos financeiros interferem na compra de imóveis mobiliados, e que 94.4% pagariam a mais por esse tipo de produto.
CONCLUSÕES:
Há percepção dos consumidores, quanto aos benefícios da utilização da arquitetura e do design de interiores no imóvel decorado, que serve como motivação e base para os potenciais consumidores de imóveis da classe C do município de Maceió-AL.
Palavras-chave: Decoração, Imobiliário, Produto.