65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
USO DE CORRELAÇÕES FENOTICAS NA SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE BATATA DOCE
Islan Diego Espindula de Carvalho - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Kleyton Danilo da Silva Costa - Mestrando em Produção Vegetal / Universidade Federal de Alagoas
Paulo Vanderlei Ferreira - Prof. Dr. Orientador - Setor de Melhoramento Genético de Plantas / UFAL
Jair Tenório Cavalcante - Prof. Msc. / Universidade Federal de Alagoas
Jackson Silva - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Lydaiane Lilás de Melo Nobre - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) é uma hortaliça quem vem ganhando grande importância na agricultura brasileira, devido a sua fácil adaptação e rusticidade, que torna seu cultivo propicio para todas as regiões. O desenvolvimento de variedades de batata-doce pode ser realizado por vários métodos de seleção, dentre estes, pode-se utilizar meios indiretos com uso de caracteres inter-relacionados. A maior eficiência no processo de seleção requer o conhecimento das estimativas de correlações, com o objetivo de fornecer informações que ajudem na estratégia de seleção, diminuindo assim seu tempo e custo. Além disso o uso de correlação em culturas que a parte comercializável está situada abaixo do solo é de extrema relevância na seleção indireta, para que não seja necessário realizar análises destrutivas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi avaliar a existência de correlação fenotípica entre caracteres de genótipos de batata-doce, facilitando assim a seleção indireta.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2011. Com solo do tipo Latossolo Amarelo coeso. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados no esquema fatorial (4 X 2), sendo 4 genótipos de Batata-doce (clone 3, clone 6, Rainha de Penedo e Sergipana) e dois manejos de fertilidade do solo (Solo com fertilidade natural e solo corrigido e adubado) com três repetições. O plantio foi realizado em 3 leiras com 6m de comprimento e 0,3m de altura, espaçados 0,80 X 0,40m, em que a fileira central foi a área útil da parcela. A colheita foi realizada aos 130 dias após o plantio. Foram analisadas as seguintes variáveis Número de Raízes Comerciais (NRC), Comprimento de Raízes Comerciais (CRC), Diâmetro de Raízes Comerciais (DRC), Produção de Raízes Comerciais (PRC) e Produção de Parte Aérea (PPA). Com base nos dados obtidos foi estimada a correlação de Pearson entre todos os caracteres. As analises estatísticas foram realizadas no programa Statistix.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apresentaram diferença significativa pelo teste t a 1% de probabilidade apenas as correlações entre produção de raízes comerciais e número de raízes comerciais, produção de parte aérea e número de raízes comerciais, além da produção de raízes comerciais e produção de parte aérea. A correlação entre a produção e raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais foi significativa a 5% de probabilidade. A produção de raízes comerciais é o caractere mais importante para o melhoramento, pois é o principal órgão da planta com valor comercial. A produção de raízes comerciais se correlacionou de modo significativo e positivo com os caracteres número de raízes comerciais (r=0,8967) e produção da parte aérea (r=0,58), podendo essa correlação ser utilizada para realizar seleções indiretas, mesmo esse sendo um método destrutivo pode ser usado, pois como a cultura é de propagação vegetativa a carga genética dos clones é padronizada para cada genótipo. O número de raízes comerciais se correlacionou com a produção de parte aérea (r=0,55), sendo também uma característica importante, uma vez que a produção de raízes comerciais está correlacionada com o número de raízes comerciais.
CONCLUSÕES:
A seleção indireta por meio da parte aérea é a mais indicada para a escolha de genótipos produtivos, por ser de fácil mensuração e por não utilizar métodos destrutivos.
Palavras-chave: Ipomoea batatas (L.), Clones, Correlação.