65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
ELABORAÇÃO E ADAPTAÇÃO DIGITAL DE UM “GUIA PARA PLANTIO DIRETO” ATRAVÉS DE SOFTWARE BÁSICO PARA CARÁTER EDUCACIONAL EM AULAS PRÁTICAS DO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÕNIA - IFRO
Carlos Evaristo Pereira Reis - Aluno do curso técnico em Florestas integrado ao ensino médio do Instituto Fe
Matheus Alexshander Astenreter Moreira - Aluno do curso técnico em Florestas integrado ao ensino médio do Instituto Fe
Michael Douglas Nunes Fiuza - Aluno do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto
Lúcio Antônio Montanher Refacho - Aluno do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto
Reginaldo Diógenes de França - Prof/Me – Instituto Federal de Rondônia - IFRO
INTRODUÇÃO:
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista na qual busca manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resquícios vegetais. Tal cobertura tem por finalidade protegê-lo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.
Com tal finalidade, o plantio direto caracteriza-se essencial ao aprendizado sobre conservação de solos, rotação de culturas e demais fatos, tornando-se indispensável à formação e capacitação do técnico em florestas. Muito empregado em aulas práticas, o plantio direto necessita de muitos materiais de instrução para seu exercício, fazendo com que as bibliotecas das instituições contenham um número elevado de livros com informações acerca do assunto para instruir o educando.
Analisando tal fato, foi constatada a falta de material de ensino no Instituto Federal de Rondônia contendo tal assunto para estudo e uso em aulas práticas, além da ausência, o único livro sobre o assunto encontrava-se danificado, desta forma, visou-se restaurar a obra usando meios tecnológicos e torna-la de fácil acesso aos discentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Popularizar e consolidar o ensino sobre plantio direto para uso em aulas práticas pelos alunos do Instituto Federal de Rondônia no campus Ji-Paraná por meio da restauração de obra danificada e em ausência através de software básico, inovando as formas de ensino convencionais.
MÉTODOS:
Após identificar o único livro sobre plantio direto presente na biblioteca do campus, os integrantes do grupo dividiram as partes da obra e as digitaram através de software gratuito e de fácil acesso: “Br Office”. Logo após, os alunos reuniram-se e juntaram as partes de acordo com a obra impressa, com o mesmo aspecto, utilizando tabelas, imagens e demais recursos.
Concluída a fase de digitação e junção das partes do “esboço” do livro, criaram-se duas etapas: Primeira: conversão do arquivo on-line e download; Segunda: visualização e leitura.Durante a primeira etapa de transformação da obra digitada em E-book, livro digital, localizou-se um site, chamado “Online Convert” utilizado para a conversão do arquivo para o formato LRF, formato utilizado em E-books, em seguida, houve necessidade de fazer o download do arquivo já convertido. Posteriormente, foi feito o download da ferramenta “Calibre”, software gratuito e de fácil acesso empregado para leitura do arquivo. Após a conclusão do projeto, a obra digital foi distribuída aos alunos do 1º ano do curso técnico em florestas do Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O uso das ferramentas não foi complexo. Pelo contrário: as versões baixadas são de simples compreensão e uso. O software Calibre possui padrões básicos de designer, que facilita a utilização até para usuários novos.A maior dificuldade na utilização da ferramenta foi de como converter o arquivo. Como já foi dito no tópico anterior, ele foi convertido no site. Mas também foi feita uma conversão no programa, para realizar testes com o documento. Os resultados foram satisfatórios.
Durante esse longo histórico de criação do livro, houve certas dificuldades a serem superadas. A maior foi à escrita. Criar um livro com perfeita ortografia é basicamente complexo, foi feita uma verificação ortográfica em todo o livro: os erros puderam ser observados e corrigidos,tornando o projeto admissível.
Com o avanço e inclusão tecnológica de mais da metade dos alunos do curso, na qual ambos possuem smartphones e tablets todos puderam gozar da ferramenta e aplicar as técnicas e estudos na prática.
CONCLUSÕES:
Conforme a previsão, a experiência adquirida com a leitura do livro e a realização do projeto foram cruciais aos discentes, que puderam levar seu conhecimento mais adiante, chegando a promover palestras sobre os temas. O tema Plantio Direto era pouco conhecido no Campus, até o momento em que se iniciou essa transição.
Após algumas semanas, ocorreram várias discussões acerca do sistema, que começou a ser analisado de outro ângulo, mais detalhadamente. Alunos de outros cursos começaram a procurar livros, que auxiliaram em pesquisas.
Com o uso de ferramentas tecnológicas aperfeiçoadas, foi possível popularizar e consolidar o ensino em meio aos estudantes do Instituto Federal de Rondônia campus Ji-Paraná-RO, mas especificamente, alunos do curso Técnico em Florestas, onde o assunto é muito abrangido por meio das aulas práticas. Compreendido o uso das ferramentas usadas para formatação e conversão do arquivo para E-book, foi possível distribuí-lo para os alunos do curso técnico.
Alunos do curso de informática também foram beneficiados. Além de serem de seu interesse, as partes de conversão e formatação através de softwares proporcionaram-nos novos meios de trabalharem. As descobertas foram satisfatórias a todos. De acordo com o que foi planejado, houve uma satisfatória melhora.
Palavras-chave: Técnicas Florestais, Informática Educacional, Métodos educacionais.