65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
ELABORAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ:UM ESTUDO DE CASO
Francisco de Assis Pereira Neto - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
Ailyson Kaíque Lima de França - Centro Universitário UNINTER - Grupo UNINTER
Josiel da Silva Valadão - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
Elizayane Sudário de Paula - Profa. Esp./Orientadora – Universidade Federal do Piauí - UFPI
INTRODUÇÃO:
O Brasil após a ditadura militar vive um período de democratização, onde o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública foi um dos grandes batalhadores por uma gestão democrática no ensino público, durante elaboração da Constituição de 1988. Outras leis importantes na educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e Lei 4.024 de 1961, contribuíram democraticamente para a educação, possibilitando uma alternativa ao planejamento centralizador estatal. O Projeto Político Pedagógico (PPP) surge como novo modelo de gestão, incluindo na sua elaboração pais, professores, alunos, diretores, ou seja, a comunidade escolar. Oliveira (1990) define PPP como a identidade da escola e Vasconcellos (2002), como elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação. É importante que a escola e pessoas que participam da elaboração do PPP, executem as metas e objetivos presentes no mesmo. O trabalho realizado em setembro de 2010 teve como foco, reconhecer o entendimento acerca do projeto político pedagógico pelo diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis, para isso, foi realizado um estudo de caso, através de uma entrevista.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi identificar o conhecimento quanto à elaboração do Projeto Político Pedagógico pelo diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, através do questionário de análise pedagógica proposto para a realização da entrevista e confronto entre a análise do PPP com o Roteiro para Elaboração do PPP do Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEEPI.
MÉTODOS:
Foi elaborado um questionário para entrevista com base no referencial teórico estudado e após isso, aplicado ao diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, em Teresina/PI, onde funciona a modalidade integral no Inst. Sup. de Educação Antonino Freire, Praça Firmina Sobreira, S/N – Matinha que possui 380 alunos. A entrevista concedida permitiu que fossem observados alguns aspectos, quanto ao conhecimento acerca do PPP pelo diretor. Em um segundo momento foi analisado o PPP da escola com base no referencial teórico pesquisado e no Roteiro para Elaboração do PPP do Conselho Estadual de Educação do Piauí- CEEPI, observando sua coerência com os aportes teórico-práticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a entrevista com o diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis foi percebido que o mesmo conhece os aspectos que compõe o PPP, uma vez que o questionário foi respondido com clareza e precisão. Quanto ao PPP observamos uma boa estrutura com várias páginas e linguagem clara e direta, o mesmo possui um longo diagnóstico sobre a escola com base nos últimos anos (2008 a 2009). Seguindo a análise do PPP as diretrizes que norteiam o projeto pedagógico do Colégio estabelecem como compromisso a busca de um padrão de excelência no processo ensino aprendizagem, associando também o mercado de trabalho e o cidadão a ser formado. As ações pedagógicas do projeto estão definidas e fundamentadas na teoria Construtivista-Sócio-Interacionista, que ver o sujeito como construtor do seu conhecimento a qual está inserido, como diz Vygotsky. Comparando a estrutura do PPP analisado com Roteiro para Elaboração do PPP do Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEEPI, percebemos que o Colégio aborda o conceito tradicional de avaliação, que visa à mera classificação dos alunos através da nota, e que oferece cursos de capacitação para os professores, contribuindo na formação continuada dos mesmos, ao todo o PPP investigado está dentro das normas do CEEPI.
CONCLUSÕES:
O Projeto Político Pedagógico da Escola mostrou-se bem objetivo ao plano de intenções a serem alcançadas, com estrutura compreensível e tendo como base, documentos importantes a seguir: Matriz Curricular do Ensino Médio 2010, Quadro Curricular dos Centros de Tempo Integral – CEMT 2009, Ato da Elaboração do PDE - Escola 2010 e reelaboração da proposta pedagógica e regimento interno. As propostas defendidas e realizadas pelo diretor mostraram-se coerente no presente momento, pois estão de acordo com o compromisso do Colégio Estadual Zacarias de Góis, de buscar um padrão de qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Processo esse, que está relacionado na formação do educando de acordo com o método tradicional de avaliação, assim como, na formação continuada de seus educadores, ao investir em cursos de capacitação. Assim, foi observado que a escola trabalha de forma transparente e articulada com as famílias e a comunidade, promovendo uma interação contínua entre todos que compõe a escola.
Palavras-chave: Conhecimento, Análise, Gestão.