65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ANÁLISE DO CUSTO DE UMA CESTA BÁSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA.
Kátia Maria Gomes de Morais - Centro Educacional Alfa
Wedna Costa de Mendonça Barbosa - Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre
Gerlândia Alves de Souza Freitas - Centro Educacional Alfa
Silvana Maria da Silva Martins - Centro Educacional Alfa
INTRODUÇÃO:
Este trabalho evidencia uma experiência de pesquisa para comprovação do custo dos produtos que formam uma cesta básica, como também a análise e transformação dos dados em conteúdos interdisciplinares e utilização de aportes teóricos como subsídios para aquisição de conhecimentos para um bom êxito profissional. O projeto foi realizado em uma escola de ensino particular denominada Centro Educacional Alfa, na cidade de Mossoró – RN, numa turma de Educação Infantil – Pré 6: uma série antecedente ao 1º ano do Ensino Fundamental. Como extensão dessa atividade, empreendemos uma dinâmica extraclasse por meio de uma visita a um supermercado próximo à escola onde foi realizado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Comprovar, através da pesquisa, os preços dos produtos de uma cesta básica, refletir e analisar o custo total através de cálculos e relacionar os dados obtidos em outras disciplinas do currículo.
MÉTODOS:
Para desenvolver esse trabalho, utilizamos a pesquisa para análise e comprovação de dados, para nortearmos a realização da tarefa. Em seguida, realizamos a amostra de um vídeo, o qual a presidenta da República se pronunciava, anunciando a desoneração dos produtos que compõem a cesta básica. Aproveitamos para apresentar as pessoas que compõem o Governo do nosso País (Presidenta Dilma Rousseff), Estado (Governadora Rosalba Ciarlini) e Município (Prefeita Cláudia Regina), através de fotografias e mapas, representando o local no qual cada governante atua. Desenvolvemos a pesquisa de forma lúdica para melhor compreensão dos alunos de Educação Infantil. Diante disso, foram usados recursos como: Datashow, internet, mapas, produtos industrializados, rótulos e embalagens, calculadoras, encartes, cartazes e outros materiais didáticos e pedagógicos. Realizamos uma simulação de compras na sala usando rótulos e embalagens vazias e dinheiro fictício para mostrar como funciona a compra e venda em um estabelecimento comercial. Desta feita, numa tarefa extraclasse visitamos o supermercado para fazer uma pesquisa dos preços e obter o contato com os produtos que compõem a cesta básica do brasileiro. Entrevistamos o dono do estabelecimento para sabermos a sua opinião a respeito da baixa dos preços. Em sala de aula, propomos a relação ou lista dos produtos pesquisados, para trabalharmos problemas e operações matemáticos usando encartes e calculadoras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante das necessidades de habilidades com cálculos, idealizamos e concretizamos situações de ensino-aprendizagem com dados obtidos através de pesquisa realizada com os seguintes conteúdos: medidas, quantidades e estimativas, envolvendo operações de adição e subtração e resolução de problemas variados. Os resultados foram perceptíveis através de relatos de pais, interação de docentes e discentes e tarefas cumpridas ao longo do desenrolar da experiência. As aprendizagens foram significativas diante dos retornos obtidos que foram realizados de forma lúdica e dinâmica. Ainda ressaltamos a arrecadação de alimentos para a formação de uma cesta básica para doação a uma família carente, uma tarefa de grande importância considerada como produto final da experiência proposta.
CONCLUSÕES:
Partindo da preocupação com os alunos que chegam ao 5º ano do Ensino Fundamental sem saber resolver uma situação problema e os cálculos que a envolvem, partimos de um assunto bem atual que é a desoneração do valor da cesta básica, que vai beneficiar principalmente o consumidor de baixa renda. Diante dessa preocupação, realizamos um trabalho dentro da ludicidade, evidenciando atividades lúdicas e simples para facilitar a compreensão de alunos da Educação Infantil, valorizando as inteligências múltiplas, com assuntos que envolvem a numeralização. A nossa pretensão foi centralizar a pesquisa em um alvo atual e polêmico onde certamente os resultados seriam satisfatórios e significativos para os discentes. Contudo, de posse dos dados obtidos na pesquisa, os discentes apresentariam mais interesses pelos cálculos e na resolução de problemas. O professor deve trabalhar os conceitos de adição e subtração abordando suas ideias (subtrativa, comparativa, aditiva), enfatizando a utilização desses conceitos matemáticos no cotidiano do aluno. (Queiroz, 2000. p33).
Palavras-chave: Inteligências múltiplas, Alimentos, Desoneração.