65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
EMPREENDEDORISMO NO MEIO RURAL: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES EM UMA AGROINDUSTRIA DE SUCOS NO MUNICIPIO DE PARANAGUÁ – PR
Mariane Gonçalves de Lima - Gestão e Empreendedorismo - UFPR
Camila Aparecida Alves de Lima - Gestão Ambiental - UFPR
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos a agricultura familiar vem recebendo incentivos através de políticas publicas do Estado, viabilizando assim melhorias em sua produção o que facilita seu acesso ao mercado, porém, por produzir em menor escala a agroindustrialização destes produtos se dá como principal estratégia para agregar valor ao produto in natura. Entretanto, este processo apresenta uma série de desafios para o produtor rural, principalmente quanto ao padrão de qualidade e comercialização, além disso, a propriedade rural deve ser vista e administrada como uma empresa, buscando uma melhor gestão de sua propriedade. O município de Paranaguá - PR apesar de ser conhecido por sua vocação portuária possui cerca de cinco mil moradores em sua área rural (IBGE, 2011), também possui agroindústrias diversificadas, entre produtores de panificados, laticínios, embutidos, conservas entre outros. O município conta com duas feiras livre sendo estas o principal ponto de comercialização das agroindústrias locais. Dentre os produtores se destaca a empreendedora Inês que administra uma agroindústria de sucos e polpas, participando atualmente de três feiras em dois municípios e atendendo demandas de programas do Estado como o PAA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo analisar o empreendimento agroindustrial de sucos e polpas e verificar as suas principais fragilidades e potencialidades.
MÉTODOS:
O trabalho foi dividido em duas etapas, primeiramente foi realizada revisão bibliográfica acerca da temática e formulação de um roteiro de perguntas possibilitando melhor direcionamento para a entrevista. Na segunda etapa foi realizado visita a propriedade (negócio) da empreendedora conhecendo sua agroindústria (cozinha) e área produtiva (pomar) seguido de entrevista semi estruturada que segundo Verdejo (2007) esta ferramenta facilita criar um ambiente aberto de diálogo e permite à pessoa entrevistada se expressar livremente, sem as limitações criadas por um questionário. Na entrevista abordou-se temas como: organização interna, produção e estoque, comercialização e perspectivas futuras. Com o resultado da entrevista foi realizado uma análise qualitativa dos dados recolhidos e esquematizado suas principais fragilidades e potencialidades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar a agroindústria de sucos e polpas constatou-se que um diferencial da organização da propriedade é a gestão participativa, onde todos os envolvidos são capacitados para desenvolver todas as ações, percebe-se também extremo perfil empreendedor/inovador na administradora, pois ela está sempre desenvolvendo novos sabores de sucos, buscando aprovação de seus clientes. Apesar de mostrar organizada já obtendo registro de pessoa jurídica e sua cozinha possuir alvará de funcionamento e licença da vigilância sanitária seu principal ponto frágil é a inexistência de um rótulo e marca, uma vez que para acessar mercados mais organizados a rotulagem dos produtos se faz necessária. Na produção das frutas não se utiliza de agrotóxicos e outros aditivos, caracterizando assim uma produção orgânica mostrando-se como principal potencialidade desta agroindústria, uma vez que por este fator seu produto é diferenciado e podem ser encaixados em outro nicho de mercado, com consumidores diferenciados, ainda sobre seus ingredientes, alguns deles possuem efeitos medicinais, o que poderia abordado na propagando do empreendimento.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o principal ponto frágil da agroindústria de sucos e polpas é a ausência de marca e rotulagem de seus produtos, sendo que sua maior potencialidade é a produção orgânica que a possibilita uma certificação de produto orgânico. Um plano de negócios seria uma ferramenta adequada para planejar o desenvolvimento da empresa e explorar suas potencialidades, trazendo desenvolvimento a esta agroindústria.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Agroindustria, Gestão.