65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Controle alternativo de Formigas Cortadeiras Atta sexdens utilizando os extratos aquosos e etanólico do boldo do Chile (Peumus boldus) em condições de laboratório.
Adriana Dantas Gonzaga - Prof.ª Dra. Instituto de Saúde e Biotecnologia - Universidade Federal do Amazona
Adalberto Douglas da Silva Castro - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL
Ewerton de Souza Barroso - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL
Leandro Souza e Silva - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL
INTRODUÇÃO:
As formigas cortadeiras ocorrem exclusivamente no continente Americano. A espécie mais conhecida e economicamente mais importante da América do Sul é A. sexdens, causando maiores prejuízos à lavoura (VILELA et al., 2008). Devido à dificuldade do seu controle, caracteriza-se como uma das pragas que causam mais danos à agricultura nacional. Seu controle é realizado principalmente por inseticidas sintéticos e/ou químicos. Medidas de controle que causem menor impacto ambiental são de primordial importância, o que vem estimulando o ressurgimento do uso de plantas inseticidas como promissora ferramenta para controle de insetos (Kocke, 1987). O Boldo do Chile (Peumus boldus), que apresenta propriedades fitoterápicas em suas folhas, além de propriedades inseticidas, estas são conhecidas das comunidades tradicionais, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização européia da América. Relatos recentes demonstram que esta planta é promissora para o controle de insetos como formigas cortadeiras. É de vital importância a realização de ensaios utilizando-se estratégias não convencionais e alternativas no controle de pragas agrícolas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar o controle das formigas cortadeiras Atta sexdens utilizando extratos aquosos e etanólicos de Bolso do Chile (Peumus boldus) mostrando um aspecto inovador de controle para esta formiga.
MÉTODOS:
Os ensaios biológicos foram realizados no Laboratório de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas – IFAM/ Campus Manaus Zona Leste. Para o experimento foram realizados extratos a frio, aquoso e etanólico de folhas do boldo do chile, durante trinta dias. Totalizando 500 mL de extrato puro. Nos meses de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 foram coletados cinco colônias da espécie Atta sexdens, no município de Manaus, AM, montados formigueiros em laboratório, e realizados bioensaios para verificar a mortalidade destes insetos. Foram realizados dois ensaios o etanólico e o aquoso, ambos com cinco concentrações dos extratos de boldo do chile (1:0; 1:0,5; 1:1; 1:1 0,5; 1:2), resultando-se em 100 ml pra cada proporção e utilizando diferentes diluições com água (aquoso) e com álcool (etanólico). Para a testemunha foi utilizado água destilada. O delineamento estatístico desses ensaios foi inteiramente casualizado sendo 11 tratamentos 5 repetições, totalizando 55 parcelas. As observações foram diárias, totalizando 15 dias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as concentrações analisadas, variando de (1:0; 1:0,5; 1:1; 1:1 0,5; 1:2), causaram mortalidade acima de 50%, na população de formigas cortadeiras nas condições do presente bioensaio. Entretanto, foram às concentrações de 1:0 de extrato aquoso e etanólico que causaram a mortalidade de todos os insetos (100%) em ambos os bioensaios, após 120 horas de exposição ao produto. No primeiro dia de observação o extrato etanólico teve uma mortalidade de 100 % para todas as concentrações, ocasionando a morte súbita destas formigas. O extrato aquoso no primeiro dia obteve uma mortalidade de 50% em todas as concentrações. Vale ressaltar que o experimento não chegou até o décimo quinto dia de observação, pois a mortalidade em todos os tratamentos ocorreu até o quinto dia de observação, ou seja, nas primeiras 120 horas ocorreram à mortalidade de 100% das formigas cortadeiras. Tais testes devem ser realizados em campo na próxima etapa do projeto. Além disso, nenhum tratamento diferiu estatisticamente segundo o teste Tukey em nível de 5% de probabilidade. Portanto, observa-se que o uso dos inseticidas naturais é muito eficaz, econômico e viável para o agricultor, pois o mesmo visa à redução dos custos da sua produção.
CONCLUSÕES:
Ambos os extratos, aquoso e etanólico foram eficientes tendo um índice de mortalidade de 100% para as formigas cortadeiras. A eficiência no controle de A. sexdens com extratos de Boldo do Chile verificado nas condições de laboratório, necessita ser testada em ensaio de campo, assim como, investigar o efeito residual e o tempo de carência destes extratos vegetais e impactos sobre os inimigos naturais. A utilização de extratos vegetais de Boldo do Chile pode ser uma alternativa de inseticida, para o controle de formigas cortadeiras.
Palavras-chave: Controle alternativo, Plantas inseticidas, Saúvas.