65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 7. Teorias da Comunicação
Comunicação midiática através dos ex-votos
Genivalda Cândido da Silva - Departamento de Museólogia - UFBA
José Cláudio Alves de Oliveira - Prof. Dr. Orientador - Departamento de Museologia - UFBA
INTRODUÇÃO:
A compreensão obtida a partir das análises em Santuários, é resultado de um projeto que teve inicio há dois anos. O Projeto Ex-Votos das Américas solidificou-se após aprovação em editais FAPESB, CNPq, agências estas de fomento. O que trouxe a possibilidade de uma análise maior de estudos dos fenômenos culturais, sistemas de significação, fazendo assim, fluir uma maior interpretação dos sinais observados nos locais incursionados e analisados pelo Projeto, sendo o objeto central e ícone de estudo os ex-votos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Definir o ex-voto, de salas de milagres e museus, como suporte midiático, que transmite mensagens e informações; e defini-lo enquanto objeto e media folkcomunicacional.
MÉTODOS:
A metodologia do trabalho que está sendo desenvolvida é realizada através da observação sistemática, a partir de estudos in locus nos santuários e museus das Américas do Norte e Central, com análises de dados, estudos bibliográficos, redação, fotografação, videogravação e digitalização, processos esses que vem em andamento desde 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Até o momento foi realizado o mapeamento e incursão em 06 ambientes, entre Salas de milagres, santuários católicos e Museus. Foram realizadas paralelamente as incursões, a produção de vídeos, alimentação do banco de dados de imagens dos ex-votos, e sites do projeto; catalogação de textos digitais e em papel, pesquisa bibliográfica, e constante atualização do BDI (Banco de Dados Iconográfico), que atualmente possui um acervo com mais de 6.800 imagens em JPG, que contemplam Salas de Milagres, Museus e Santuários que tem como temática o ex-voto.
CONCLUSÕES:
O projeto Ex-Votos das Américas do Norte e Central está possibilitando o desenvolvimento de atividades nas áreas da comunicação midiática, que corresponde ao ex-voto quanto objeto que transmite informação e mensagem. Enquanto semiótica, é a representação do objeto dentro da sua significação, já que ele além de signo, acarreta uma diversidade de códigos, cujas interpretações fogem até mesmo ao alcance do pesquisador. Já no campo da cibercultura, são desenvolvidas com as publicações e postagens no Facebook do Projeto, e no http://projetoex-votosdobrasil.net. Essas duas plataformas tem como atividades complementares o enriquecimento contínuo dos sites. Faz parte também dessa área ciber, as técnicas de mapeamento e locatividade, as quais correspondem na divulgação de toda pesquisa realizada, servindo, portanto, de apoio para núcleos acadêmicos. A evolução contínua do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos é imprescindível para prosseguimento da pesquisa em vigência. Fez-se necessário também um aprimoramento dos estudos interdisciplinares, para o auxílio na formação da graduação e pós-graduação, como também no apoio, nos campos da Museologia e Comunicação.
Palavras-chave: Comunicação, Ex-Votos, Media.