65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
INFORMATIZAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DE DADOS DA COLEÇÃO BOTÂNICA DO IFRO CAMPUS JI-PARANÁ
Pablo Amâncio dos Santos - Aluno curso Téc. em Informática - IFRO campus Ji-Paraná.
Emerson Silva dos Santos - Aluno curso Téc. em Florestas - IFRO campus Ji-Paraná.
Gilmar Alves Lima Júnior - Prof. Mestre/Orientador - Depto. de Ensino - IFRO
INTRODUÇÃO:
Define-se como um Herbário, uma coleção cientifica constituída por amostras de plantas coletadas em determinados ecossistemas. A partir desta coleção científica, podem ser desenvolvidas pesquisas, troca de materiais e trabalhos em diversas áreas como a Taxonomia, Farmacologia, Genética, Ecologia, Manejo florestal entre outras. As coleções botânicas são essenciais para pesquisas relacionadas a aspectos de diversidade, da estrutura, da classificação e da distribuição vegetal de área onde foram coletadas. A digitalização e informatização dos dados botânicos contidos em acervo é extremamente para evitar o mau uso do material, proporcionando maior duração, permitir ao público acesso ao material digital e facilitar pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi digitalizar e registrar, através do software Nature 4.0, os dados da coleção biológica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná.
MÉTODOS:
Para a digitalização da coleção, utilizamos uma câmera digital DSLR da Nikon, modelo D3000. A câmera possui 10.2 MP – megapixels – de resolução e foi configurada para que pudéssemos obter imagens de ótima qualidade. As fotos foram feitas sem uso do flash, com foco automático e com sensibilidade ISO em 80. As plantas foram dispostas em uma mesa, montada no laboratório de Botânica e Ecologia Florestal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – campus Ji-Paraná, acompanhadas de suas respectivas fichas de identificação e um escala. Seguidamente efetuamos o registro dos dados e das fotografias correspondentes das exsicatas no Nature 4.0, software para o gerenciamento de coleções botânicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram listadas e identificadas as espécies das coletas armazenadas, coletadas nos estados de Mato Grosso e Rondônia, nos seguintes municípios: Porto Velho, Candeias do Jamari e Parecis, em Floresta Ombrófila e Comodoro (MT) em região de Floresta Ombrófila e Floresta de Transição. Foram incorporadas 35 espécies, distribuídas em 30 gêneros e 18 famílias botânicas, devidamente identificadas, de coletas realizadas nos estados de Rondônia e Mato Grosso. As espécies foram incorporadas na Coleção, foram coletadas e assim distribuídas entre os municípios Porto Velho e Candeias do Jamari (18 espécies), Parecis (5 espécies) e Comodoro (13 espécies). A coleção botânica do Câmpus Ji-Paraná servirá como base importante diretamente para aulas práticas nas disciplinas de Botânica e Dendrologia e indiretamente para demais disciplinas correlatas do curso técnico em Florestas. O número de espécies é relativamente baixo, contudo os primeiros resultados são base para elaboração da coleção botânica didática e científica, desde já organizando o acervo digital registrado na base de dados da coleção botânica do IFRO.
CONCLUSÕES:
A coleção botânica do Câmpus Ji-Paraná servirá como base importante diretamente para aulas práticas nas disciplinas de Botânica e Dendrologia e indiretamente para demais disciplinas correlatas do curso técnico em Florestas e poderá subsidiar pesquisas científicas, visto que o número de herbários situados no estado é pequeno se for comparado a sua flora
O número de espécies é relativamente baixo, contudo os primeiros resultados são base para elaboração da coleção botânica didática e científica do Laboratório de Botânica e Ecologia Florestal do Instituto Federal de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná, como planejamento para desenvolver um herbário como referência para a região.
A partir desta iniciativa, contatos com os herbários da ULBRA Ji-Paraná e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR – Porto Velho) foram realizados para troca e envio de material botânico.
Com a informatização evitamos o mau uso dos exemplares, desta forma contribuindo para a conservação da coleção. Os alunos podem efetuar futuras pesquisas nos computadores dispostos no laboratório tornando-as mais rápidas.
Palavras-chave: Informatização, Coleções Biológicas, Flora Rondoniense.