65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
DIVERSIDADE DE NINFAS DE ODONATA (INSECTA) EM UM TRIBUTÁRIO DE TERCEIRA ORDEM NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MARANHÂO
Lázaro Carlos Medeiros-França - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
Gleison Robson Desidério Gomes - Graduado em Ciências Biológicas. Bolsista Apoio Técnico FAPEMA do CESC/UEMA
Poliane Rocha de Oliveira - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
Stênio Raniery de Sousa Nascimento - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
Maria Aparecida de Gois Almeida - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
Carlos Augusto Silva de Azevedo - Prof.Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas – CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
Os representantes da Ordem Odonata são popularmente conhecidos como libélulas, insetos hemimetábolos e predadores. Ocupam uma grande variedade de ambientes aquáticos lóticos e lênticos e algumas espécies ambientes especiais (fitotelmatas). São bons biondicadores para avaliar a integridade dos ecossistemas aquáticos, por refletirem com fidelidade as alterações ambientais. Os Odonata são divididos em duas subordens: Anisóptera, com ninfas de corpo mais robusto e ausência de filamentos caudais, e Zygoptera com o corpo esguio, apresentando no final do abdome três brânquias lamelares ou filamentosas, frequentemente usadas na natação. Atualmente são registradas cerca de 5600 espécies no mundo. Na Região Neotropical ocorrem 1650 espécies e para o Brasil 14 famílias, 128 gêneros e 800 espécies. Recentemente foram acrescentados 25 gêneros em sete famílias no Município de Caxias, Estado do Maranhão. É importante ressaltar que os estágios imaturos ainda são poucos conhecidos do ponto de vista taxonômico, o que justifica a importância deste estudo para a região leste maranhense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo verificar a diversidade de ninfas de Odonata ocorrentes no Igarapé Riachão, além de ampliar o conhecimento sobre o grupo em questão para o Município de Caxias e Estado do Maranhão.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas no Igarapé Riachão, localizado no Município de Caxias – Maranhão entre as coordenadas 4°56'9.25"S / 43°21'26.30"W, à margem direita da MA - 034 sentido Caxias – Matões. Este igarapé considerado de 3º ordem deságua no Rio Itapecuru. Ao longo de suas margens apresenta mata ciliar e mata de galeria como tipos fitofisionômico predominantes, formando corredores fechados sobre o curso d água. Foram realizadas duas coletas, nos dias 15 e 17 de junho de 2012, correspondentes ao período de seca, sendo que para a coleta das larvas foi levado em consideração à proximidade dos ramais e trilhas de acesso. No igarapé foi amostrada uma seção de 50 m, divididas em cinco pontos, cada um contendo 10 m. Os espécimes foram coletados com auxilio de rede entomológica em D (rapiché), e por catação manual nos substratos: folhas, troncos e raízes submersas na correnteza, embaixo de rochas, pedras, pedregulhos e macrófitas em áreas de correnteza e remanso. Os substratos foram removidos da jusante para montante para não interferir nas características do curso d’água. O material coletado foi fixado em álcool etílico a 80%, e transportado ao Laboratório de Entomologia Aquática (LEAq) do CESC / UEMA, onde foram identificados ao nível de gênero com o auxilio de chaves dicotômicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados 32 espécimes de Odonata em cinco famílias e nove gêneros: Libellulidae (Perithemis), Corduliidae (Navicordulia), Gomphidae (Zonophora; Tibiogomphus*; Phyllocycla*), Calopterygidae (Hataerina; Mnesarete*) e Coenagrionidae (Argia; (Cyanallagma). Os táxons simbolizados com asterisco representam o primeiro registro para o Estado do Maranhão. Dentre os Anisóptera, a família de maior diversidade foi Gomphidae com três gêneros, sendo Zonophora mais abundante com quatro espécimes coletados. Porem, Libellulidae e Corduliidae apresentaram apenas um gênero cada. Em relação aos Zygoptera, Coenagrionidae e Calopterygidae obtiveram dois gêneros, ambas representando 56% do total de indivíduos coletados, com Argia contribuindo com 24% (nove espécimes). Levando-se em conta os substratos, folha foi mais representativo com quatro gêneros, seguido de raiz com três, pedra com dois. A maior tendência dos gêneros de Odonata quanto ao substrato folha deve-se ao fato de que esses organismos são predadores e canibais em potencial, e que esse tipo de substrato abriga a maior diversidade de insetos aquáticos, razão pela qual favorece a colonização dos organismos que apresentam este hábito alimentar.
CONCLUSÕES:
No presente estudo três gêneros (Tibiogomphus; Phyllocycla e Mnesarete) são registrados pela primeira vez para o Estado do Maranhão, já os outros seis gêneros ampliam sua distribuição para o Estado e Município de Caxias, permitindo um maior conhecimento da diversidade desta ordem. É notório que a maior diversidade de Odonata foi encontrada no substrato folha, pois este fornece melhores condições para o sucesso adaptativo do grupo. Porem este igarapé vem sofrendo forte alteração antrópica, o que pode está limitando a dispersão de alguns táxons ao longo do curso d’água. Partindo deste pressuposto, medidas conservacionistas são essências para manter a preservação deste igarapé.
Palavras-chave: Libélulas, Bioindicadores, Leste Maranhense.