65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO ECOLÓGICA E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE ASSEMBLEIAS DE MACROFAUNA ASSOCIADAS A BIVALVES DE ÁGUA DOCE, NO RIO PIRIÁ, MUNICÍPIO DE VISEU (PA)
Elvis Silva Lima - Graduando do curso Ciências Biológicas-UFPA/Bragança
Flávia Gisane Soares da Silva - Graduanda do curso Ciências Biológicas-UFPA/Bragança
Ismael Sander da Silva Nunes - Graduando do curso Ciências Biológicas-UFPA/Bragança
Cláudia Helena Tagliaro - Profª Dra. Laboratório de Conservação e Biologia Evolutiva-UFPA/Bragança
Colin Robert Beasley - Prof°Dr./ Laboratório de Moluscos- UFPA/Bragança
Nelane do Socorro Marques-Silva - Profª Msc. /Orientadora/ Lab. de Conservação e Biologia Evolutiva-UFPA/Bragança
INTRODUÇÃO:
Os macroinvertebrados aquáticos são importantes constituintes dos ecossistemas aquáticos e podem ter representantes nos variados filos, tais como, Mollusca, Annelida e Arthropoda. onde os mesmos são de extrema importância na ciclagem dos nutrientes como, por exemplo, na bioturbação feita no sedimento. Esses animais já vem sendo utilizados por vários pesquisadores como bioindicadores de poluição por serem sensíveis as variáveis ambientais como oxigênio, temperatura, turbidez, pH, entre outros. Parâmetros físico-químicos podem ditar a densidade e diversidade da fauna bentônica nos ambientes aquáticos gerando assim informações confiáveis e seguras em um período de pequeno a longo prazo de como se encontra a integridade dos ecossistemas límnicos.
Os bivalves de água doce são membros importantes da macrofauna aquática. Fazem parte da super família Unionoidea, na qual das famílias que ocorrem na América do Sul, Hyriidae e Mycetopodidae, estão incluídos. No entanto estudos sobre esses bivalves ainda estão escassos, principalmente quando se trata dos bivalves de água doce do Hemisfério sul. Há a necessidade de estudos sobre a fauna acompanhante, habitat e a morfologia destes bivalves para avaliar o impacto antropogênico, e planejamento de futuras técnicas de manejo e conservação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar a morfologia e a composição da fauna de bivalves de água doce e a composição da fauna bentônica associada e relacionar estas características às mudanças nas características físico-químicos do habitat no rio Piriá, município de Viseu, Pará.
MÉTODOS:
O presente estudo foi realizado no rio Piriá, município de Viseu, Pará, em Outubro de 2012, os bivalves Triplodon corrugatus (N=41) e Castalia ambigua (N=39) foram encontrados pelo levantamento manual. Foi feita a coleta de sedimento no local onde os bivalves foram encontrados, utilizando uma rede de mão de malha de 1 mm, foram feitas 3 replicas para cada banco. O sedimento foi colocado em uma malha de 300 µm onde foram lavados e colocados em sacos plásticos. Medições do oxigênio dissolvido (mg/l-1), pH, turbidez (Fau)1, temperatura (°C) e condutividade (μScm-2) foram feitos em in situ.
No laboratório, foi feita a retirada de material gônadal e visualizado no microscópio estereoscópico para verificação do sexo, enquanto a largura, altura e comprimento das conchas foram medidas em mm, utilizando um paquímetro digital. A macrofauna associada foi identificada utilizando a literatura especializada para verificar a composição faunística associada. Utilizou-se a ordenação escalonamento não-métrico multidimensional (MDS), classificação por agrupamento hierárquico aglomerativo com ligação média e analise de variância multivariada por (PERMANOVA) para testar as diferenças na estrutura (composição e abundância) entre os pontos de coleta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram encontrados 242 macroinvertebrados dos quais membros de Chironomidae foram mais abundantes. O índice de dominância Berger-Parker variou de 0,86 para 0,4. A fauna associada do banco de Triplodon corrugatus foi mais semelhante do que a fauna do banco de Castalia ambígua. Uma replica do banco de Castalia se encontra distante na ordenação ao contrario das replicas do banco de Triplodon que se encontram mais próximos. No entanto, a analise de permutação não paramétrica mostrou que a diferença na fauna dos dois bancos não foi significativa. O valor de P foi 0,08 e uma amostragem maior poderia ter relevada se as faunas de ambos os bancos continuassem semelhantes ou não. Nas medições das conchas (altura, largura e comprimento) de Castalia ambigua houve uma diferença entre machos e fêmeas em contraste com Triplodon corrugatus para qual não houve diferença significativa entre os sexos. Nos bancos de Castalia ambigua e Triplodon corrugatus, respectivamente, os dados físico-químicos foram os seguintes, oxigênio dissolvido. (mgl-1): 4,75, e 4; temperatura (°C):30,8 e 30,6; condutividade (μScm-1): 0,17 e 0,08; pH: 7,18 e 6,87: turbidez (FAU)1 19 e 54.
CONCLUSÕES:
O presente estudo verificou que a fauna de macroinvertebrados associada aos bancos das duas espécies de bivalves encontrados, são estatisticamente iguais. Chironomidae se encontrou em maior densidade e abundancia nas amostragens do presente estudo. Houve a presença de poliquetas associadas ao banco das duas espécies de bivalves de água doce. O habitat dos dois pontos onde foram encontrados os bivalves são muito similares levanto em conta as analises físico-químicas feitas no campo.
Palavras-chave: Habitat, macroinvertebrados, morfologia.