65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda
Análise dos modelos de comunicação pública da ciência na universidade federal de alagoas para a circulação social da informação científica.
Pollyanna Karine da Silva Martins - Depto. de Comunicação Social - UFAL
Sandra Nunes Leite - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Comunicação Social - UFAL
Hyllane Maria Salgueiro Lopes - Depto. de Comunicação Social - UFAL
Jéssica Luana Silva de Lima - Depto. de Direito - UFAL
INTRODUÇÃO:
Nestes primeiros cinquenta anos a UFAL se inscreveu na história alagoana, com mais evidência, através dos quadros profissionais que formou, da captação de recursos e aplicação destes em benefício de Alagoas. Já com menos visibilidade social, registra-se o efetivo exercício na produção científica alagoana, além de sua participação na criação de entidades que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e científico em Alagoas, entre outras ações não menos essenciais, o que nos mobiliza a buscar compreender sobre as ações da UFAL para a circulação social da informação científica contida nas suas produções de conhecimento. A presente pesquisa, então, se justifica pela relevância da Universidade ter um levantamento e análise de seu modelo de organização do diálogo social acerca de suas produções científicas. A UFAL, como representante maior do ensino federal em Alagoas e do desenvolvimento das pesquisas científicas deste Estado, deve refletir sobre os modelos de comunicação pública da ciência adotados nos seus cinquenta anos de atuação em Alagoas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar análise dos modelos de comunicação pública da ciência adotados pela Universidade Federal de Alagoas para a circulação social da informação científica ao longo de sua atuação como instituição de produção de conhecimento no estado alagoano.
MÉTODOS:
A pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratório e descritivo, dado que não existe um estudo anterior que explicite e analise os modelos de comunicação pública da ciência adotados pela Universidade ao longo de sua atuação na sociedade alagoana.
A pesquisa foi censitária. A coleta de dados ocorreu de duas formas: a) por meio de dados secundários presentes nos arquivos de dados dos setores da universidade; e b) por meio de dados primários levantados junto às unidades acadêmicas, pró-reitorias e assessoria de comunicação da UFAL.
A pesquisa foi ambientada a partir de leituras a cerca dos assuntos relacionados à comunicação da ciência e tecnologia, discussões e explanações sobre o assunto da coleta bibliográfica, além de realização de coleta de dados retirados dos catálogos de eventos de iniciação cientificas da Universidade Federal de Alagoas, realizados no decorrer de vários anos.
Houve também análise destes dados que posteriormente foram transformados em tabelas e mensuração de parte dos dados recolhidos, simultaneamente também ocorreu à realização de um acompanhamento das informações divulgadas no site da UFAL, transformadas em clipping, relacionadas à divulgação cientifica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O modelo da circulação do conhecimento cientifico faz parte do processo de produção de conhecimento na sociedade contemporânea, e se apresenta, de forma geral, sob dois modos distintos, de um lado temos a circulação do conhecimento no interior da chamada “comunidade científica’, de outro lado, temos um percurso que busca alcançar setores da sociedade, ou a sociedade como um todo.
Analisando as ações comunicacionais realizadas pela UFAL no que diz respeito à circulação da informação cientifica, monitoramos as notícias divulgadas no site da UFAL (www.ufal.edu.br), no período de três meses, e transformamos essas notícias em clipping. Cerca de 14 notícias foram divulgadas durante esse período. Contrapondo 36 outras notícias divulgadas em outros sites e jornais impressos. Apesar da oferta do conteúdo científico publicado nesse período ser quantitativamente grande, conteúdo deixar a desejar no patamar da qualidade.
Realizando um cruzamento entre as matérias divulgadas no site da UFAL, pela sua assessoria de comunicação (ASCOM) e as demais matérias divulgadas em diferentes sites da web e em jornais impressos podemos analisar o desencontro de informações entre ambas. O que é divulgado internamente na UFAL parece causar pouco ou nenhum interesse na mídia, e o que vinculado pela mídia pouco é mencionado no material divulgado pela assessoria de comunicação da UFAL.
CONCLUSÕES:
Através de analise e reflexão a cerca de todos os dados coletados, concluiu-se que o modelo de comunicação adotado pela Universidade Federal de Alagoas é insuficiente para a divulgação do conhecimento cientifico que é produzido dentro da própria universidade. Esse modelo pode ser caracterizado como unilateral, onde a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFAL se responsabiliza apenas por informar a comunidade acadêmica do que acontece dentro da universidade. A sociedade em geral, neste caso, parece não ser um público alvo a ser atingido e nem levado em conta.
Para que a informação cientifica circule dentro da universidade é necessário que a ASCOM abandone o modelo de comunicação unilateral e adote um modelo de comunicação de mão dupla, onde haja interação entre todas as partes envolvidas.
Outro passo importante a ser realizado para que essa comunicação seja eficaz, é a universidade reconhecer o papel da mídia como formadora de opinião. Fazer contato com a mídia através de clippings para que a mídia perceba que não cabe à divulgação científica apenas levar a informação, mas também atuar de modo a produzir as condições de formação crítica do cidadão em relação à ciência.
O pressuposto é de que oferecer condições de acesso democrático à informação a toda a população pode viabilizar a socialização do conhecimento e, portanto, impulsionar o chamado fenômeno da inclusão social do ponto de vista da informação.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO,, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, CIRCULAÇÃO DA CIÊNCIA.