65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
O PROCESSO DE ROMANIZAÇÃO: DO LÉXICO ÁS VARIANTES FORMAIS NA LÍNGUA
Aline de Souza Gude - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Bruna Kiper Reetz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Caroline Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Jessica Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Magda Alves de Paula - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - IFRO.
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que, com o processo de romanização houve diversas transformações no que concerne à língua. Outrossim, pôde ser observado na historicização linguística que o latim ibérico adequou-se lentamente aos preceitos da língua do suplantador; no caso: os romanos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar o processo de romanização como influência no desenvolvimento da língua a partir da suplantação romana.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos encontros dos grupos de Pesquisa Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia e Língua(gem), Violência e Humanidades: Materialidade, Legitimação e Sentidos /IFRO-IFBAIANO, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 3º, do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, com o projeto SBPC 2013: Ensino – Pesquisa – Extensão. E foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica, leitura e abordagem dos termos etimológicos linguísticos com uso de dicionário específico (Dicionário de Linguística: Jean Dubois et al.) e a análise contextual da temática lexical e suas variantes formais na língua latina, esta que facilitou na contextualização linguística.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram obtidos a partir da comparação e do entendimento dialético da etimologia do léxico latino da língua e suas variantes formais como a derivação, composição e o parassintetismo no processo de formação das palavras na língua latina; este sendo pressuposto direto da língua portuguesa.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista que o processo de romanização foi um dos entraves na conquista dos diversos territórios na Península Ibérica pelos romanos, no entanto, para a formação da língua e sua valorização cultural e linguística, este foi também importante, pois propiciou diversos estudos comparativos dentro do contexto românico – linguístico e da etimologia científico – histórico – linguístico e social da língua.
Palavras-chave: Processo de Romanização, Léxico da Língua, Variantes Formais.