65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
DOM CASMURRO: A VIRTUDE DE UM COMPORTAMENTO SOCIAL
Bruna Kiper Reetz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Caroline Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Dandara Oliveira Sebastião - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Jessica Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Magda Alves de Paula - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - IFRO
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que o amor por alguém quanto expresso de forma exagerada, pode fazer surgir o medo da perda, despertando outro sentimento: o ciúme, que afetará negativamente o relacionamento. A temática abordada em Dom Casmurro, de Machado de Assis, referenda as consequências que o ciúme possessivo traz para o relacionamento. Assim, é importante ressaltar que esse sentimento, aliado ao medo de perder a pessoa amada, é fator relevante no desencadeamento das discussões e brigas, que, muitas vezes, culminam em separações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar a concepção psíquica do indivíduo como uma vertente do comportamento do sujeito no século XIX.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos encontros dos grupos de Pesquisa Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia e Língua(gem), Violência e Humanidades: Materialidade, Legitimação e Sentidos /IFRO-IFBAIANO, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 3º, do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, com o projeto SBPC 2013: Ensino – Pesquisa – Extensão. O ciúme doentio, afeta fortemente o controle emocional de Bentinho, levando-o a acusar Capitu de adúltera. Essa dialética é que serve de alicerce para a análise literária, cultural e social na obra Dom Casmurro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constata-se que o temor pela perda da pessoa amada provoca o sentimento do ciúme demasiado e doentio, afetando o relacionamento. Esses preceitos devem ser considerados na sociedade atual, bem como suas consequências.
CONCLUSÕES:
Percebe-se, em Dom Casmurro, de Machado de Assis, que o amor excessivo por alguém pode fazer surgir o medo da perda – ocasionado o ciúme possessivo – e levando ao desgaste do relacionamento. Pesquisas realizadas, nas últimas décadas, sobre relacionamento duradouro fazem referência ao controle que se deve ter sobre o sentimento do ciúme e de que forma este pode influenciar ou não o término de um relacionamento. Logo, nota-se que a temática abordada por Machado de Assis, segue sendo atual.
Palavras-chave: Dom Casmurro, Relacionamento, Comportamento.