65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
ESTUDO DE PASSARELAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Natalia Cristina Cruz da Conceição - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFPA
Ana Klaudia de Almeida Viana Perdigão - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal do Pará
Maisa Sales Gama Tobias - Profa. Dra/Coordenadora do Projeto PROINT – Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
As passarelas originais da Universidade Federal do Pará (UFPA), compostas por telhas de fibrocimento e sustentação em pilares de madeira, vêm sendo substituídas desde 2001 por outro padrão que emprega materiais mais resistentes em sua construção, como o concreto e o aço. A adoção de passarelas cobertas possibilita a livre circulação entre prédios, sem a interferência de intempéries, mostrando-se compatível ao peculiar quadro climático da cidade de Belém, ambiente quente-úmido, de temperaturas elevadas e altos teores de umidade relativa, agravado por extensos períodos de calmaria. Desta forma, é imprescindível o uso de estratégias de proteção solar para um maior bem estar nos deslocamentos de pedestres na UFPA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Comparar os resultados de sombreamento das passarelas originais e atualmente instaladas no Campus Belém da Universidade Federal do Pará.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados foram baseados na análise da carta solar referente à cidade de Belém, latitude -1.28, gerada a partir do software Luz do Sol, indicando também o nível de sombreamento das passarelas no Campus da Universidade Federal do Pará em Belém (PA). Considerando-se a relação angular entre o beiral e o piso da passarela, sendo esta, obtida através da análise dos esquemas de elevação e de interseção de dois segmentos de passarelas cobertas, com orientação de suas entradas no sentido norte/sul e leste/oeste, tornou-se possível a verificação da incidência de radiação solar direta na área de piso das mesmas. Como períodos referenciais, utilizaram-se as datas dos solstícios (21 de junho e 22 de dezembro) e de equinócios (21 de março e 21 de setembro).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos a partir da análise referente aos dois padrões de passarelas implantados na UFPA, o original e o atual, demonstraram sombreamento satisfatório nas épocas relacionadas às diferentes posições do sol durante o ano, com variação em vinte minutos de sombreamento entre a passarela de padrão original e o modelo atualmente instalado na Universidade Federal do Pará. As passarelas de padrão atual orientadas no sentido norte/sul possuem sombreamento total durante algumas horas do dia, sendo o padrão atual o mais satisfatório por possuir um maior período de sombreamento. As passarelas locadas no sentido leste/oeste recebem insolação direta na área trafegável, predominantemente por uma de suas laterais.
CONCLUSÕES:
Um grande número de pessoas transita pela UFPA para se deslocar aos mais diversos prédios da Instituição: salas de aulas, bibliotecas, sede dos institutos e núcleos, sede das faculdades e demais prédios, nas rotinas educacionais e administrativas. Desta maneira é indispensável que as passarelas utilizadas ofereçam proteção satisfatória à radiação solar e as frequentes chuvas. As passarelas cobertas existentes no campus mostram-se como um mecanismo de proteção ao pedestre, de forma a amenizar o desconforto térmico, característico na exposição às condições atmosféricas da cidade de Belém.
Palavras-chave: Sombreamento, Passarelas, Clima quente-úmido.