65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
PROPOSTA DE ANÁLISE E REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DO PARQUE MUNICIPAL TIA NAIR – CUIABÁ- MT
Janaina da Silva Zequim - Departamento de Geografia/ICHS/UFMT
Prof. Ma. Giseli Dalla Nora - Departamento de Geografia/ICHS/UFMT
INTRODUÇÃO:
Para quem vive na cidade, um dos maiores prazeres nas raras horas de tempo livre é poder desfrutar do contato com a natureza, é uma necessidade que temos para podermos manter nossas vidas em equilíbrio.
Os parques pequenos e urbanos são ótimos lugares para a fuga da “selva de concreto” e bons para os encontros, à convivência e o lazer. São nos parques que podemos encontrar pessoas de todas as condições sociais e de todos os cantos que apreciam o ato de sentar à sombra das árvores, contemplar os pássaros, enfim, tornar mais amenas as condições de vida da cidade movimentada e atribulada.
Todos estes parques, pequenos ou grandes, desempenham um papel importantíssimo na regulação do micro-clima de suas vizinhanças impedindo que as ilhas de calor se alastrem por onde não há cobertura vegetal, e se bem cuidados acabam atraindo cada vez mais usuários, produzindo assim vizinhanças mais felizes. A criação e manutenção dessas áreas verdes são extremamente necessárias para tornar o clima de uma cidade como Cuiabá famosa por suas altas temperaturas, em um clima mais ameno dentro da malha urbana.
Este trabalho tem por objetivo mostrar a proposta de análise e reestruturação do espaço físico do Parque Tia Nair, para um melhor uso e controle da área e o manejo dos recursos naturais presentes nela. Elaborada pelos alunos do 4º semestre de Geografia Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso para aprovação na disciplina Biogeografia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aplicação de medidas simples que visam a melhor utilização dos recursos presentes e busca atingir a melhor combinação dos elementos que melhor beneficiariam a população em uma área de uso comum e público como é o caso deste Parque Municipal e fazer com que a política municipal de meio ambiente seja realizada cumprindo todos os instrumentos legais de coordenação e fiscalização desse bem público.
MÉTODOS:
Para identificação dos principais problemas do Parque Municipal Tia Nair, foi realizada visita a campo para visualizar a atual situação do mesmo e identificar possíveis áreas para implantação de melhorias.
Outro instrumento utilizado foi a aplicação de formulários de entrevista com a população que frequenta o Parque. O formulário foi aplicado em um sábado à tarde, por acreditar-se que aos fins de semana existe maior fluxo de pessoas nestas áreas da cidade em busca de lazer.
Foram ouvidas ao todo 40 pessoas que avaliaram a situação do local, e deram sugestões de melhorias. Posteriormente foram visitados órgãos públicos competentes, sendo eles, a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários responsável pela gestão dos parques municipais e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano que é responsável pela elaboração de projetos do município de Cuiabá, visando buscar informações gerais sobre o parque e também levar ao conhecimento dos responsáveis o ponto de vista da população.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A localização do Parque Tia Nair se deu pela localização privilegiada, redeado de condomínios de alto luxo na capital cuiabana como o Alphaville, e em contra partida encontrar-se em estado avançado de degradação e falta de gestão.
A infraestrutura do Parque é composta por: uma pista de caminhada de saibro com 780m, esse material é utilizado para minimizar o impacto físico em caminhadas e corridas; estacionamento e equipamentos de ginástica que se encontram deteriorados.
Desde a entrega em 2007 há promessas de se construir um parque com toda infraestrutura, como: ciclovia de 1,5km; duas quadras poliesportivas; duas quadras de areia; três estações do corpo com equipamentos de ginástica e ainda um Centro de Tradições Cuiabanas – Instituto Cuiabalia.
Tendo em vista tudo o que foi apresentada a proposta seria que na área do Parque seja feita o plantio de árvores típicas do Cerrado, com o objetivo de melhorar sua condição arbórea e promover o maior conforto térmico aos visitantes do parque. Outras propostas seriam a instalação de uma área exclusiva para a pratica de exercícios físicos para idosos com a intenção de atrair esse público ao local, a reforma completa da atual área de pratica de exercícios do parque, já que ela se encontra avariada e a construção de uma área recreativa para as crianças e jovens. Por fim a proposta se dá sob o respaldo das entrevistas feitas e sobre o reconhecimento do local com a visita em campo.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que o Parque Tia Nair necessita de melhorias imediatas a serem implantadas em sua estrutura, tais melhorias ainda não foram de fato implantadas pela total falta de gestão dos órgãos competentes, visto que a anos já estão dispostos planos de intervenção na área do parque. A atual promessa é a reforma do local pela empreiteira Ginco, como forma de compensação pela área onde será construído o novo condomínio da empresa, porém tal obra ainda não possui data estipulada para começar.
Em nosso trabalho encontramos problemas com a relação ao levantamento de informações junto às secretarias, isto devido ao desencontro de informações e dados entre esses órgãos.
Avaliou-se que a população que frequenta o parque tem ideias práticas do que pode ser constituído ou melhorado no local, a proposta de intervenção está ligada diretamente com o que fora proposto por estas pessoas, visto que o espaço deve estar em função de quem o utiliza.
Palavras-chave: Parque Municipal, Reestruturação do espaço físico, Manutenção de verdes.