65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ESTOQUE DE SERRAPILHEIRA ACUMULADA EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA SECUNDÁRIA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RONDÔNIA
Ariane Pereira Gatti - Aluna do curso Técnico em Florestas do IFRO, Câmpus Ji-Paraná
Kelly Félix Soares - Aluna do curso Técnico em Florestas do IFRO, Câmpus Ji-Paraná
Luana Gathika Sebirop Rodrigues da Silva Gavião - Aluna do curso Técnico em Florestas do IFRO, Câmpus Ji-Paraná
Alice Sperandio Porto - Bióloga. Depto. de Ensino do IFRO, Câmpus Ji-Paraná
Gilmar Alves Lima Junior - Biólogo. Depto. de Ensino do IFRO, Câmpus Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
O acumulo de serrapilheira sobre o solo é um fator essencial para a restauração de áreas perturbadas, tornando-se fonte de energia e nutrientes capaz de abrigar a fauna e microrganismos decompositores (Facelli; Facelli, 1993), além de contribuir para a interceptação das chuvas, amortecendo a energia cinética das gotas. A serrapilheira acumulada no solo corresponde ao reservatório de nutrientes minerais e de matéria orgânica que influencia e regula muitos dos processos funcionais dos ecossistemas (Lopes et al., 990). É de suma relevância ressaltar a necessidade de estudos quanto ao acúmulo e decomposição da serrapilheira, pois os mesmos realizam boa parte do suprimento de nutrientes para as raízes, garantindo a continuidade e o equilíbrio do ciclo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo quantificar o estoque de serrapilheira acumulada no período de um ano, produzida em diferentes estados de sazonalidade, em uma Floresta Ombrófila secundária no município de Ji-Paraná, município de Rondônia.
MÉTODOS:
Para o estudo foram coletados dados no distrito de Nova Londrina, município de Ji-Paraná, em uma pequena propriedade rural, em um trecho de floresta secundária. Foram realizadas três coletas de maneira aleatória na área de estudo. A serrapilheira acumulada sobre o solo foi coletada em 20 parcelas aleatórias de 0,25 x 0,25m (repetições) em cada sitio amostral. O período de amostra foi de um ano, agosto de 2011 a agosto de 2012. O material depositado foi coletado foi armazenado em sacos de papel, separado em diferentes frações e secos em estufa a 75ºC, por 48 horas (Konig et al. 2002), e pesado em balança de precisão (0,01g), determinando-se assim a biomassa das amostras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As coletas foram realizadas no mês de setembro de 2011, março de 2012 e junho de 2012, período que favoreceu a coleta da serrapilheira em diferentes condições de sazonalidade. Os valores totais para frações apresentam os seguintes resultados: 4.686,2 gramas para folhas, 6.241,2 gramas para galhos e 368,0 gramas para frutos e sementes. O mês de junho do ano de 2012, início da estação de seca na região, apresentou o maior acúmulo de serrapilheira com valores das frações de 2.667,5 gramas para folhas, 3.531,7 gramas para galhos e 114,9 gramas de frutos e sementes. Segundo Borém & Ramos (2002), a maior diversidade de espécies implica no maior acúmulo de serrapilheira. A camada de serrapilheira acumulada é um fator condicionante para a manutenção da fertilidade do solo e sustentação do ecossistema, por constituírem um importante processo de transferência de nutrientes da fitomassa para o solo (Silveira, 2007). Além disso, seu acumulo sobre o solo é um fator essencial capaz de abrigar a fauna e microrganismos decompositores, contribuindo no processo de restauração ecológica (Facelli; facelli, 1993). O monitoramento do estoque de serrapilheira acumulada faz-se necessário para ser possível relacionar a produção com a sazonalidade na região em estudo.
CONCLUSÕES:
Através do presente estudo conclui-se que a deposição de serrapilheira no solo responde significativamente às diferentes estações do ano na região. As pesagens das frações demonstraram que a queda na quantidade de folhas foi maior, de 2.667,5 gramas no mês de junho, coincidindo com o período de seca.
Palavras-chave: floresta secundária, serrapilheira, acumulada.