65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO CONTINUADA: Conhecendo a Prática Pedagógica dos Professores de Ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes – Metodologias e Instrumentos Avaliativos.
Sueli Tavares de Souza Silva - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
Mônica Alves Coelho dos Santos - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:
A Secretaria Executiva de Educação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEE/PMJG/PE), através da Coordenação do Ensino Fundamental – Núcleo dos Anos Finais, garante aos professores desta Rede de Ensino três encontros mensais de Formação Continuada (FC) que correspondem a um conjunto de ações relevantes na construção de um novo perfil de professores. Nestes encontros, são abordados temas, conteúdos e metodologias que facilitam o trabalho do professor no cotidiano escolar. Além disso, acontecem estudos, trocas de informações e experiências entre outras atividades, que subsidiam e possibilitam a promoção de mudanças na prática pedagógica. Neste sentido, a FC do Componente Curricular Ciências, é organizada a partir das necessidades detectadas pelos professores em suas salas de aula, ocorrendo de forma democrática, participativa e inclusiva, levando o professor a rever teorias e conceitos, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva. Este trabalho apresenta informações sobre a prática pedagógica do professor de Ciências, metodologias e instrumentos avaliativos, e traz reflexões sobre alguns aspectos desta prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo foi conhecer a prática pedagógica do professor e promover reflexões a partir dos seguintes questionamentos: Quais as metodologias utilizadas para tornar as aulas de ciências mais atrativas? Quais os instrumentos avaliativos que você mais utiliza em sua prática pedagógica?
MÉTODOS:
Os encontros de Formação Continuada acontecem semanalmente, às quintas-feiras, atendendo ao que está posto em Portaria Municipal, perfazendo uma carga horária de 4 horas /aula semanais,sendo trabalhadas as temáticas em forma de oficinas, palestras, seminários entre outras ações, onde todos os professores de Ciências desta Rede de Ensino são contemplados. Durante os momentos de formação continuada os professores realizam diversas ações, entre as quais a reflexão da prática pedagógica. Aproveitando estes momentos de reflexão foi levantado informações sobre esta prática com a aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas (Quais as metodologias utilizadas para tornar as aulas de ciências mais atrativas e prazerosas? Quais os instrumentos avaliativos que você mais utiliza em sua prática pedagógica?) objetivando conhecer um pouco mais estes professores e suas práticas e concomitantemente promover momentos de análise e discussão sobre este tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao questionamento: Quais as metodologias utilizadas para tornar as aulas de ciências mais atrativas e prazerosa? Eis as respostas dos professores: Exibição de vídeos educativos; Leitura de imagens; Pesquisas (para serem discutidas e apresentadas em sala); Incursão pedagógica; Jogos didáticos; Aula expositiva; Seminários; Leitura e interpretação de diversos gêneros textuais (reportagens em revistas e jornais, letras de músicas); Utilização de Atlas; Livro didático; Estudo dirigido; Construção de paradidáticos; Produção de vídeos; Visita a biblioteca; Montagem de peças teatrais; Atividades em grupo; Utilização de modelo humano; Perguntas que estimulam a curiosidade (situações-problemas); Palavras cruzadas. Quanto ao questionamento: Quais os instrumentos avaliativos que você mais utiliza em sua prática pedagógica? Os professores relataram: Individual: avaliação oral (participação nos debates) e escrita (produção de textos, relatórios de atividades, resolução de exercícios, resenha de filmes assistidos); Em grupo: participação e desempenho nos estudos dirigidos, seminários, construção de cartilhas, peças teatrais. Desta forma, foi constatada uma grande diversidade de metodologias e instrumentos avaliativos aplicados na prática pedagógica dos professores de ciências.
CONCLUSÕES:
Foram muitos os porquês desta variedade de estratégias didáticas utilizadas pelos professores nas aulas de ciências, entre os relatos pode-se citar alguns como: - Os seminários e debates fazem com que os alunos participem mais ativamente das discussões e das atividades propostas; - A exibição de vídeos educativos, documentários, filmes faz com que o estudante entenda melhor os conteúdos, pois a visualização de imagens favorece este aspecto. Com relação aos instrumentos avaliativos, pode-se verificar que os utilizados em sua maioria, foram aqueles que consideraram: 1) a vivência de cada aluno e o conjunto das atitudes e procedimentos demonstrados na construção do conhecimento em sala, identificando a expressão do aluno no que aprendeu (avaliação individual e oral), o registro do que entendeu (avaliação individual e escrita), e 2) todas as etapas de produção do conhecimento e a participação em todas as atividades e produções (avaliação em grupo). Finalmente, analisando os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que os professores desta Rede de Ensino desenvolvem uma prática pedagógica que prima pela qualidade de ensino e consequentemente pela aprendizagem significativa dos estudantes.
Palavras-chave: Formação Continuada, Prática Pedagógica, Ciências.