65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO CONTINUADA: Refletindo as dificuldades de aprendizagens dos saberes científicos detectadas pelos professores de ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes.
Mônica Alves Coelho dos Santos - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
Sueli Tavares de Souza Silva - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:
A Secretaria Executiva de Educação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEE/PMJG/PE), através da Coordenação do Ensino Fundamental – Núcleo dos Anos Finais, garante aos professores desta Rede de Ensino três encontros mensais de Formação Continuada (FC) que correspondem a um conjunto de ações relevantes na construção de um novo perfil de professores. Nestes encontros, são abordados temas, conteúdos e metodologias que facilitam o trabalho do professor no cotidiano escolar. Além disso, acontecem estudos, trocas de informações e experiências entre outras atividades, que subsidiam e possibilitam a promoção de mudanças na prática pedagógica. Neste sentido, a FC do Componente Curricular Ciências, é organizada a partir das necessidades detectadas pelos professores em suas salas de aula, ocorrendo de forma democrática, participativa e inclusiva, levando o professor a rever teorias e conceitos, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva. Este trabalho apresenta informações e reflexões sobre as dificuldades de aprendizagens de determinados saberes científicos detectadas pelos professores de Ciências em suas aulas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetivou abordar determinados saberes científicos que os alunos apresentaram mais dificuldades em relação a aprendizagem. Aqui serão discutidos os porquês destas dificuldades detectadas pelos professores em suas aulas.
MÉTODOS:
Os encontros de Formação Continuada acontecem semanalmente, às quintas-feiras, atendendo ao que está posto em Portaria Municipal, perfazendo uma carga horária de 4 horas /aula semanais, sendo trabalhadas as temáticas em forma de oficinas, palestras, seminários entre outras ações, onde todos os professores de Ciências desta Rede de Ensino são contemplados. Durante os momentos de formação continuada os professores realizam diversas ações, entre as quais a reflexão da prática pedagógica. Aproveitando estes momentos de reflexão foi levantado informações, com a aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas, sobre quais os conteúdos que os alunos apresentaram mais dificuldades e o porquê destas dificuldades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Respondendo ao questionamento feito durante os momentos de FC: Quais os conteúdos que seus alunos apresentam mais dificuldades? Os professores relataram o seguinte: Conteúdos do 6º ano: Universo; Astronomia e Estudo das Rochas; Conteúdos do 7º ano: Origem e classificação dos seres vivos; Nomenclatura científica; Taxonomia; Vírus, Bactérias, Microbiologia; Animais invertebrados; Cadeia alimentar e Biomas brasileiros; Conteúdos do 8º ano: Estudo das Células e noções de Genética; Conteúdos do 9º ano: Noções de Física (movimento uniformemente variado) e Noções de Química (Átomos, Ligações químicas, Misturas e soluções).
CONCLUSÕES:
Com relação aos conteúdos relatados pelos professores nos quais os alunos apresentaram maiores dificuldades de aprendizagens foi discutido que este fato está provavelmente relacionado com a carência nas escolas de Laboratórios Didáticos de Ciências com seus equipamentos e substâncias (reagentes e produtos químicos) que seriam necessários para enriquecer as suas aulas. Dentre estes equipamentos facilitadores da aprendizagem, por exemplo, pode-se citar o microscópio óptico, instrumento indispensável para o estudo das células e microorganismos, pois a visualização dos mesmos facilitariam a compreensão dos conteúdos das ciências, além de que o aluno quando visualiza o objeto de estudo ele consegue transpor o campo do abstrato para o concreto. Também, foi relatado pelos professores, que muitas vezes este entrave na aprendizagem está atrelado as dificuldades relacionadas com as atividades que necessitam de cálculos matemáticos e interpretações de textos haja vista que alguns alunos apresentam fragilidades relacionadas com a Língua Portuguesa (análise, interpretação e produção de textos) e na Matemática (resolução de cálculos básicos).
Palavras-chave: Formação continuada, Prática pedagógica, Saberes Científicos.