65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE MILHO (Zea mays L.) EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL
JADSON DOS SANTOS TEIXEIRA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
JACKSON DA SILVA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
KLEYTON DANILO DA SILVA COSTA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
ISLAN DIEGO ESPINDULA DE CARVALHO - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
FELIPE DOS SANTOS DE OLIVEIRA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
PAULO VANDERLEI FERREIRA - PROF. Dr./ ORIENTADOR - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
INTRODUÇÃO:
O milho é uma cultura bastante importante para o Brasil, respondendo por cerca de 37% da produção nacional de grãos, onde maior parte desse volume produzido destina-se a alimentação de animais.
Os maiores produtores são os Estados Unidos, China e Brasil, que apesar do destaque em produção, no Brasil a produtividade é relativamente baixa, sendo esta relacionada a vários fatores, como: nutrição do milho, densidade populacional e arranjo das plantas. Em 2009/2010, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.41 t.ha-1. Em Alagoas a situação é mais crítica, pois a produtividade gira em torno de 0,7 t.ha-1, todavia, em estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, encontram-se as maiores produtividades, chegando até 8 t.ha-1.
Dentre os diversos fatores que influenciam na produtividade da cultura, a busca pelo melhor arranjo na distribuição das plantas de milho é de grande importância. Portanto, avaliar genótipos de milho em diferentes espaçamentos entre linhas se faz necessário, uma vez que os genótipos disponíveis no estado de Alagoas são cultivados em espaçamentos mais amplos.
Com base no exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de genótipos de milho em diferentes espaçamentos entre linhas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar quatro genótipos de milho Viçosense, Branca, Rio Largo proveniente do setor de melhoramento genético de plantas do CECA/UFAL, e a variedade BR 106 desenvolvida pela EMBRAPA, em dois espaçamentos entre linhas no município de RIO Largo-AL.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo – AL em 2011.
Foram avaliados quatro genótipos de milho, sendo três obtidos pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (SMGP/CECA/UFAL), Viçosense, Branca e Rio Largo; e uma variedade desenvolvida pela EMBRAPA, BRS 106. Estes genótipos foram submetidos a dois espaçamentos entre linhas: 1,0m X 0,2m, totalizando 50.000 plantas/ha, e 0,6m X 0,2m, totalizando 83.333 plantas/ha.
O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso no esquema fatorial (4 x 2), com três repetições. Cada parcela foi constituída de cinco linhas de cinco metros de comprimento, considerando-se como área útil para coleta dos dados as três fileiras centrais.
A adubação foi feita seguindo as recomendações da analise de solo, não foi realizada irrigação, pois o experimento coincidio com o período chuvoso.
As analises de variância, foram realizadas seguindo as recomendações de Ferreira (2000). As médias dos caracteres avaliados nos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade utilizando-se o Aplicativo computacional SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os coeficientes de variação apresentaram valores entre 3,62 (NFG) e 22,80% (RG), demonstrando ótima precisão experimental para a maioria dos caracteres avaliados. Em relação aos genótipos as variáveis CE, PCG e RG não apresentaram diferenças significativas pelo teste F a 5% de probabilidade. Pelo teste de Tukey a 5% de probabilidades, na variável DE, os genótipos Viçosense (4,62cm), Branca (4,53cm) e BRS 106 (4,69cm), apresentaram maiores diâmetros de espigas, diferindo estatisticamente do genótipo Rio Largo (4,21cm). Com relação à variável NFG, a variedade comercial BRS 106 apresentou maior número de fileiras de grãos em suas espigas, com aproximadamente 14 fileiras, diferindo estatisticamente dos demais genótipos avaliados, que juntos tiveram média de 12 fileiras por espigas. Comparando as médias de produtividade nos dois espaçamentos entre linhas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, observa-se que houve diferença significativa entre os espaçamentos entre linhas avaliados, onde o espaçamento de 0,6m entre linhas proporcionou um maior rendimento de grãos (7,98 t.ha-1), diferindo do rendimento no espaçamento de 1,0m (4,76 t.ha-1).
CONCLUSÕES:
1. A variável rendimento de grãos nos genótipos avaliados obteve desempenho em torno de dez vezes superior à média de produtividade do estado de Alagoas;
2. O espaçamento entre linhas de 0,6m proporcionou aumento no rendimento de grãos de 67,64% em relação ao rendimento de grãos no espaçamento entre linhas de 1,0m.
Palavras-chave: MELHORAMENTO VEGETAL, AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES, DENSIDADE POPULACIONAL.