65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ACIDENTES OFÍDICOS CAUSADOS POR SERPENTES DO GÊNERO BOTHROPS NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO OCORRIDOS DURANTE O PERÍODO DE 2007 A 2011.
ISABELY TAMARYS GOMES TARGINO - Centro de Educação e Saúde- UFCG
RAFAELLA MORENO BARROS - Centro de Educação e Saúde - UFCG
RENNER DE SOUZA LEITE - Profº. Dr./Orientador - Centro de Educação e Saúde - UFCG
INTRODUÇÃO:
Na América Latina, os acidentes ofídicos têm sido considerados um sério problema de saúde pública, devido à alta incidência, à gravidade, à mortalidade e às seqüelas deixadas nas vítimas. Em 2011, no Brasil, foram notificados cerca de 30.000 casos de acidentes ofídicos. Embora a pro¬dução e distribuição dos soros antiofídicos encontrem-se relativamente estabilizadas, a notificação dos acidentes ainda é deficiente em várias regiões do país, principalmente no norte e nordeste. A maioria desses acidentes é atribuída às serpentes do gênero Bothrops spp. O veneno botrópico apresenta ação inflamatória aguda, coagulante e hemorrágica. Os acidentes ocorrem frequentemente nos meses chuvosos, na zona rural, comindivíduos do gênero masculino. Os membros inferiores, sobretudo o pé e a perna, são os locais anatômicos mais atingidos por esse tipo de acidente. Apesar da constatação da importância médica dos acidentes por serpentes e do crescente aumento do número de casos na região Nordeste, as características dos acidentes ofídicos na Paraíba é pobremente conhecida, inclusive em razão das mudanças sócio-ambientais das últimas décadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar o perfil clínico-epidemiológico dos acidentes ofídicos causados por serpentes do gênero Bothrops notificados e atendidos no sistema de saúde dos municípios da região do Cariri Paraibano, durante o período de 2007 a 2011.
MÉTODOS:
Foi realizado um estudo descritivo das características clínico-epidemiológicas dos casos de acidentes por serpentes do gênero Bothrops. Os dados foram obtidos das informações contidas nas fichas de notificação dos acidentes por serpentes, notificados e atendidos, durante o período de 2007 a 2011, nos municípios do Cariri Paraibano. A coleta de dados foi realizada nas 2º e 3º Gerências de Saúde dos municípios que compõem a seguinte região, utilizando os bancos de dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Os dados epidemiológicos foram analisados segundo distribuição por sexo, idade, ano do acidente, local do corpo afetado pela picada, tempo decorrido do acidente até o atendimento médico. Para a avaliação clínica foram consideradas as manifestações clínicas locais e sistêmicas, gravidade e evolução do caso. A análise estatística dos dados foi realizada por meio da aplicação de testes de frequência simples e relativa, utilizando o software R versão 2.15.1 para Windows.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre 2007 e 2011, um total de 337 casos de acidentes por Bothrops foram notificados e atendidos nos municípios do Cariri Paraibano. Ocorreram acidentes nos municípios de Monteiro (n=120; 35.60%), Sumé (n=103;30.56%), Serra Branca (n=98;29.08%), Camalaú (n=7;2.07%), Congo (n=2;0.6%), Boqueirão (n=2;0.6%), São João do Tigre (n=1;0.3%), Zabelê (n=1;0.3%), Gurjão (n=1;0.3%), Riacho de Santo Antônio (n=1;0.3%) e Santo André (n=1;0.3%). As vítimas foram predominantemente trabalhadores rurais do sexo masculino (n=268;79.52%) com idade entre 30 e 59 anos (n=144;42.73%).As maiores incidências de acidentes ofídicos ocorreram em áreas urbanas (n=270;80.12%),entre junho a setembro (n=141;41.84%). As vítimas foram, em sua maioria, picado nos pés (n=187;55.49%). A maioria das vítimas recebeu assistência médica entre 1 e 3 horas após a picada (n=184;54.60%). A soroterapia foi realizada na maioria das vítimas (n= 323;95.84%) e a maioria dos casos foram classificados como leve (n=197;58.46%) ou moderado (n=108;32.05%). A cura predominou (n=291;86.35%),e apenas 1 caso de óbito foi registrado. As principais manifestações clínicas locais foram: dor (n=241;71.51%) e edema (n=208;61.72%). Manifestações sistêmicas, destacaram-se as hemorragias (n=25;7.42%) e manifestações vagais (n=25;7.42%).
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que há impacto significativo da sazonalidade nos acidentes causados por Bothrops. A maioria dos acidentes ocorre com indivíduos do gênero masculino, idade entre 30 e 59 anos. O elevado número de picadas no pé pode ser explicado pelos hábitos terrestres das serpentes desse gênero e à sua capacidade de realizaro bote defensivo até uma distância que normalmente não excede um terço do seu comprimento. A maior incidência de picadas mostra uma classificação de acidente entre leve e moderado. Foram identificadas várias deficiências nas fichas de notificações, como, por exemplo, a falta de identificação da espécie causadora do acidente, classificação clínica do acidente e a evolução clínica. O sistema de saúde da Paraíba ainda muito requer treinamento de pessoal e mais adequados instrumentos de registros e de arquivamento das informações. Sem essa infraestrutura básica nas pequenas cidades do Paraíba, dificulta-se a compreensão do real quadro nosológico relacionado aos acidentes ofídicos, bem como as condições associadas ao risco para esse tipo de agravo à saúde e até mesmo as políticas de produção e distribuição de soro antiofídico.
Palavras-chave: Ofidismo, Bothrops, Paraíba.