65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS POR FARMACÊUTICOS EM DROGARIAS DE MURIAÉ – MG
Paulo Victor de Oliveira Santos - Curso Bacharelado em Farmácia – FAMINAS - Muriaé/MG
Samuel Ferreira da Silva - Prof. Ms./Orientador - FAMINAS - Muriaé/MG
INTRODUÇÃO:
Dentre as inúmeras funções do profissional farmacêutico de acordo com a Resolução n° 349/00, destaca-se a competência de ser o único legalmente a proceder a intercambialidade genérica. Nesses casos, De acordo com a Resolução nº 135/03 o profissional farmacêutico deverá indicar a substituição realizada na prescrição, apor seu carimbo seu nome e número de inscrição do Conselho Regional de Farmácia, datar e assinar. Os medicamentos genéricos surgem após o vencimento do período de proteção patentária concedida ao inovador, sendo comercializados pelos seus nomes comuns ou genéricos. O principal investimento no campo dos genéricos é o apoio irrestrito à medicamentos, para se obter opções de preços em medicamentos que demonstram qualidade e equivalência terapêutica por meio de ensaio de biodisponibilidade. À medida que estes estudos vão sendo realizados, as classes, médica, farmacêutica e odontológica e principalmente os usuários, vão adquirindo confiabilidade no medicamento genérico, valorizando-o, levando à maior oferta e, consequentemente, à queda do preço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi analisar a atuação farmacêutica na intercambialidade e dispensação de medicamentos genéricos entre os farmacêuticos da cidade de Muriaé/MG.
MÉTODOS:
Foi aplicado um questionário a 30 farmacêuticos em exercício da função em drogarias da cidade de Muriaé, contendo sete perguntas elaboradas especificamente para o levantamento de dados e quantificação, voltado à atuação farmacêutica na intercambialidade e dispensação de medicamentos genéricos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Cerca de 53% dos farmacêuticos entrevistados afirmaram que em seu local de trabalho é disponibilizado uma lista de medicamentos genéricos e/ou material de publicidade visível aos clientes. Dentre os 30 farmacêuticos entrevistados 80% deles afirmaram proceder a intercambialidade genérica, porém cerca de 87% tem carimbo próprio e 10% de todo o percentual confirma não utilizá-lo frequentemente, os outros 13,33% não o tem, contrariando a Resolução nº 135/03. Das classes terapêuticas mais requisitadas dos medicamentos genéricos, destacam-se os anti-inflamatórios e os antibióticos. Ressaltando que em algumas das drogarias foram relatados mais de uma classe, afirmando que a implementação da Politica de Medicamentos Genéricos vem progredindo desde a revogação do decreto nº 793 que se deu em setembro de 1999 por meio do Decreto nº 3.181 regulamentando a Lei nº 9.787 a qual rege a atual. Os medicamentos genéricos já vêm sendo requisitado espontaneamente por consumidores, mesmo que talvez a falta de informação possa ser um fator determinante para o prejulgamento destes, o preço ainda é sem dúvida o fator que mais influencia na hora da compra do medicamento genérico.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que os medicamentos genéricos estão conhecidos tanto por profissionais farmacêuticos como por consumidores de medicamentos, afirmando-se a importância da iniciativa governamental em disponibilizá-los no mercado farmacêutico, visando o maior acesso aos medicamentos pela população.
Palavras-chave: Intercambialidade, Atuação Farmacêutica, Antiinflamatórios.