65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Eficiência da mistura de inseticidas com Heterorhabditis sp. AL 40 (Rhabditida: Heterorhabditidae) visando o controle de Diatraea saccharalis Fabr.,1794 (Lepidoptera: Crambidae)
Samara dos Santos - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Aldomario Santo Negrisoli Júnior - Embrapa - CPATC / UEP - Rio Largo
Carla Ruth de Carvalho Barbosa Negrisoli - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
Anderson Rodrigues Sabino - Proteção de Plantas PPG- UFAL
Janaina Ferreira da Silva - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Os nematoides são vermes muito comuns nos solos. Os nematoides entomopatogênicos (NEPs) que vêm sendo utilizados como atuantes no controle biológico de insetos-praga pertencem aos gêneros Steinernema e Heterorhabditis, os quais são vetores de uma bactéria específica, que é o agente patogênico, que em contato com o inseto liberam toxinas que matam o inseto em 24 a 48 horas. A lagarta Diatraea saccharalis Fabr.,1794 (Lepidoptera: Crambidae) é a principal praga da cultura da cana-de-açúcar, ocasionando danos durante todo o ciclo vegetativo. Os danos ocorrem na fase larval e, podem ser diretos e indiretos. Os danos diretos são ocasionados pela alimentação do inseto por meio de abertura de galerias no interior do colmo da planta, reduzindo o fluxo de seiva. Já os danos indiretos estão relacionados à entrada de microrganismos oportunistas causadores da podridão vermelha, caracterizando o complexo broca-podridões. Medidas de controle como a utilização de produtos químicos e biológicos devem ser tomadas para controlar esta praga. Estudos devem ser realizados para a obtenção de métodos mais eficientes e que degradem menos o meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou investigar se alguns inseticidas químicos são eficientes quando em mistura de tanque com o nematoide entomopatogênico Heterorhabditis sp. AL 40, visando o controle de lagartas de D. saccharalis.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado no laboratório de entomologia da Embrapa UEP Rio Largo/AL. Utilizaram-se placas com seis células e no fundo de cada célula colocou-se dois papéis de filtro, com diâmetro igual ao fundo da célula. Transferiram-se cinco lagartas de D. saccharalis para cada célula. O nematoide entomopatogênico (NEP) Heterorhabditis sp. AL 40 foi isolado de uma amostra de solo obtida de um pomar de goiabeira em Arapiraca - AL. Os inseticidas utilizados e suas concentrações foram Cigaral® (0,07 g/g), Dipel® (0,0032 g/g), Actara® (0,2 g/g), Sevin® (0,048 L/L), Evidence® (0,7 g/g) e Óleo de pimenta (1%). A concentração de nematoide foi de 1000 JIs/mL. Aplicou-se 2 mL da solução em cada tratamento. A avaliação foi realizada quatro dias após a aplicação. A mistura foi feita em tubos de fundo chato utilizando-se uma pipeta para transferência dos agroquímicos e da suspensão de NEPs. Logo foram 13 tratamentos e uma testemunha com água destilada, cada um com três repetições. Os tratamentos foram: T1 (Cigaral®), T2 (Dipel®), T3 (Actara®), T4 (Sevin®), T5 (Evidence®), T6 (Óleo de pimenta), T7 (NEP), T8 (Cigaral® + NEP), T9 (Dipel® + NEP), T10 (Actara® + NEP), T11 (Sevin® + NEP), T12 (Evidence® + NEP), T13 (Óleo de pimenta + NEP) e T14 (Testemunha).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O tratamento contendo apenas nematoide provocou 26% de mortalidade de D. saccharalis. O inseticida Cigaral® apresentou eficiência de 40% no controle de D. saccharalis. Por outro lado, o mesmo inseticida quando aplicado junto com o Heterorhabditis sp. AL 40 causou mortalidade de 26%, havendo interação negativa. O bioinseticida Dipel® apresentou melhor resultado quando utilizado junto com o nematoide, chegando a 93% de taxa de mortalidade da broca, o que mostra que houve interação positiva entre Bacillus thuringiensis e Heterorhabditis AL 40. A mistura entre o inseticida Actara® e o nematoide entomopatogênico Heterorhabditis sp. AL 40 aumentou consideravelmente a eficiência quando aplicado em conjunto, pois passou de 6 (quando aplicado isolado) para 40% no controle de D. saccharalis (mistura com NEP). O inseticida Sevin® teve a eficiência reduzida de 66 a 53% quando aplicado com o nematoide, mostrando incompatibilidade entre ambos. O inseticida Evidence® matou 33% quando aplicado sozinho ou em combinação com o entomopatogênico. Já o Óleo de pimenta reduziu a mortalidade causada pelos nematoides, diminuindo de 26 para 20%, mostrando que esses agentes são antagônicos.
CONCLUSÕES:
Os inseticidas Dipel® e Sevin® foram os mais eficientes no controle da Diatraea saccharalis. Em associação com o nematoide Heterorhabditis sp. AL 40, o Dipel® destacou-se dos demais apresentando mortalidade superior a 90%. O nematoide Heterorhabditi sp. AL 40 apresentou interação negativa com os produtos Cigaral®, Sevin®, Evidence® e Óleo de pimenta. Houve interação positiva entre o nematoide e o bioinseticida Dipel®. O mesmo ocorreu com o inseticida Actara®.
Palavras-chave: Nematoides entomopatogênicos, Seletividade, Controle biológico.