65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
BOAS PRÁTICAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS NO MERCADO MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA/MA
Ana Nathalina Rodrigues - Estudante do Curso Técnico em Agronegócios IFMA/Campus Barra do Corda
Fernanda Sousa - Estudante do Curso Técnico em Química, IFMA/Campus Barra do Corda
Mayara Negreiros - Estudante do Curso Técnico em Química, IFMA/Campus Barra do Corda
Luzimary de Jesus Ferreira Godinho Rocha - Profa. MSc/Orientadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
INTRODUÇÃO:
A preocupação com a segurança alimentar vem crescendo nos últimos anos, gerando uma série de discussões entre organizações governamentais, instituições de ensino e indústrias alimentícias. Sendo assim, a venda de alimentos por ambulantes representa riscos à saúde da população, em virtude da condição sanitária e da falta de informação sobre a forma correta de manipular os alimentos comercializados. A expressão “Alimentos seguros” para muitos não significa nada, mas isso ocorre pela falta de informação. Entretanto alimentos seguros são aqueles que não oferecem riscos químicos, físicos e biológicos a saúde do consumidor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diagnosticar pontos críticos em relação às praticas de manipulação, comercialização e armazenamento de frutas e verduras no Mercado Municipal de Barra da Corda.
MÉTODOS:
A princípio foram realizadas visitas in loco nos mercados da cidade sem comentários, com a tentativa de identificar as formas errôneas de acondicionamento dos alimentos nas prateleiras do Mercado Municipal, seguida de pesquisa qualitativa com a intenção de avaliar o conhecimento dos vendedores, no que se referem as boas práticas na comercialização de frutas e verduras. Logo após aconteceram à entrega de panfletos e conversa informal com os vendedores a cerca dessas boas práticas, e por ultimo palestra com os feirantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A forma como os feirantes manuseiam as frutas está fora dos níveis ideais de manipulação, embora alguns trabalhem a bastante tempo nessa área a quantidade de informação que eles recebem no que se refere a forma correta de manipular as frutas, é a mínima possível. O baixo nível de informações causa prejuízos para os feirantes, e para os consumidores, além da grande quantidade de doenças que podem ser oriundas do mau condicionamento de alimentos. Com maior nível de informações, atualmente consumidores procuram comprar alimentos de ótima qualidade, sem contaminação durante o manuseio. Com isso os feirantes passam a interessar pelas boas práticas, com a finalidade de uma banca atrativa, e redução de perdas em relação aos produtos ofertados ao consumidor. É perceptível perdas grandiosas no centro de abastecimento municipal. Carradas de frutas e verduras são desperdiçadas quase todos os dias. Ao chegar em locais de concentração de feirantes na cidade de Barra do Corda nota-se uma aparente organização, entretanto ao olhar detalhadamente percebemos que tal organização acontece de uma forma bem inadequada, salvo algumas bancas que tentam se encaixar nos padrões corretos de boas práticas,mas como dito anteriormente predomina a desorganização nesses estabelecimentos.
CONCLUSÕES:
Barra de Corda é uma cidade que existe uma quantidade razoável de feirantes instalados no decorrer da cidade.De acordo com as abordagens aos feirantes, no que se refere a alimento seguro, boa parte deles responderam coisas que eram irrelevantes a cerca do verdadeiro significado da palavra, a maioria assumiu não saber do que se tratava. Embora os feirantes já trabalhem há bastante tempo com a venda de verduras e frutas a falta de informação é imensa, no entanto alguns têm a vontade de se informar melhor sobre o assunto, para possivelmente fazer mudanças no seu empreendimento. A pesquisa serviu de elo entre a informação e o desejo de melhorar as condições de comercialização, porém, para adquirir o conhecimento maior, faz-se necessário que esta pesquisa seja mais demorada, quanto ao tempo de execução, além de coletar informações em outros centros de comercialização de frutas e verduras.
Palavras-chave: Sensibilização, Higiene, Frutas.