65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Mapeamento das doenças da bananeira em Cacoal: identificação da patogenia que ocorre no município
Aline de Souza Gude - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Caroline Pagung - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Cesar Boscato de Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Leandro Martins de Souza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal de Rondônia/IFRO
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é conhecer por qual o motivo as doenças que são acometidas pelas bananeiras são frequentes nas propriedades rurais em Cacoal. Para tanto, é valido afirmar que, a bananeira é um fruto proveniente da Ásia e típica de regiões tropicais e subtropicais - nesse caso, tendo o Brasil como um dos maiores produtores com uma produção de (6,8 milhões t.) sendo o segundo no ranking mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Entender os motivos da resistência dos produtores em relação à incorporação de novas tecnologias e a transformação dessa propriedade de subsistência em um negócio lucrativo.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido a partir das pesquisas na Web, bem como nos órgãos EMBRAPA/RO e SEMAGRI/Cacoal, por meio de visitas aos produtores rurais e respectivas entrevistas no município de Cacoal. A fim de observar as doenças e as pragas que ocorrem nos bananais na região cacoalense.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi constatado que a partir das observações diretamente nas propriedades, bem como as visitas aos agricultores rurais - pois, determinadas ocorrências de doenças como: a Sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis), Mal-do-Panamá (Fusarium oxysporum f.), e a bacteriana: o Moko ou murcha bacteriana, (Pseudomonas solanacearum) – vem diminuindo a produção da banana, em especial a banana maçã que hoje tem a sua oferta reduzida no mercado local.
CONCLUSÕES:
A cultura da bananeira está acometida por várias patogenias, de forma a prejudicar a produtividade da cultura cacoalense. Para tanto, são poucos os agricultores que seguem as recomendações dos técnicos extensionistas rurais, pois não vêm sua propriedade como uma empresa, mas sobretudo, como uma propriedade de produção de subsistência sociocultural para a agricultura.
Palavras-chave: Mapeamento das doenças, Identificação da patogenia, Cacoal.