65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A produção de conhecimento no Serviço Social. 12º e 13º CBAS: Projeto Ético Político e exercício profissional.
Luciana da Conceição e Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem como objeto a relação teoria-prática na produção de conhecimento do Serviço Social, a partir dos trabalhos apresentados oralmente no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), nas edições de 2007 e 2010. Realizamos este estudo visando analisar a produção de conhecimento na área de Serviço Social, especialmente, tendo em vista o caráter da relação e articulação com o projeto de profissão. Queremos, com isto, poder conhecer a contribuições que a produção publicada no CBAS tem proporcionado ao exercício profissional, visto que este é um dos principais eventos da categoria com relevância histórica para os rumos da profissão. Consideramos, também, que a produção divulgada neste evento pode subsidiar os esforços e a luta da categoria frente às desigualdades sociais, econômicas e a participação política no cotidiano profissional. Neste estudo, busco identificar se os assistentes sociais vêm realizando as mediações necessárias entre seu objeto de estudo/análise e o exercício profissional, mediações que são fundamentais para possibilitar o entendimento dos desafios com os quais os profissionais se defrontam no cotidiano da vida social e a criação de respostas efetivas às demandas e interesses da população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar como se articulam as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-político considerando os trabalhos apresentados nos CBAS 2007 e 2010; Identificar os aspectos inovadores e propositivos presentes nos trabalhos; Relacionar o conteúdo dos trabalhos apresentados nos CBAS de 2007 e 2010 com o atual projeto ético-político do Serviço Social.
MÉTODOS:
A metodologia é estudo bibliográfico e análise de conteúdo. Todos os trabalhos foram publicados nos Anais destes eventos disponibilizados em forma de CD-Rom caracterizado como fonte secundária. Estudarei somente os trabalhos aceitos para a comunicação oral. Este Trabalho se propõe a estudar as produções consideradas como “Analítico/Propositivo” e ”Relatos de Experiência” partindo dos trabalhos desenvolvidos por LIMA (2010) sobre o 12º CBAS que aconteceu em 2007 Foram aceitos 689 trabalhos para comunicação oral e o trabalho desenvolvido por BALTAR (2012) sobre o 13º CBAS que aconteceu em 2010. As autoras categorizaram os trabalhos em: Analítico; Analítico/propositivo; Relato de Experiência/Analítico; Resultado de Pesquisa/Analítico; Relato de Experiência. No nosso estudo, selecionaremos somente os Relatos de Experiência, pela sua aproximação com o exercício profissional, e os trabalhos considerados analíticos/propositivos. Ao total, analisarei 130 produções (96 Relatos de experiências e 34 Analítico/propositivos). Distribuídos em 36 trabalhos “Relatos de experiência” e 24 trabalhos “Analítico/propositivos” do 12º CBAS 2007, e 58 trabalhos “Relatos de Experiências” e 10 trabalhos “Analítico/propositivos” no 13º CBAS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observa-se nos trabalhos, de forma recorrente, a reprodução de um mesmo discurso sobre as políticas sociais governamentais e uma aceitação nem sempre explícita de suas noções – “risco social”, “vulnerabilidade”, a partir da uma reprodução feita sem a devida crítica a estes termos. Também é recorrente nos trabalhos, um discurso que, implicitamente, reproduz as concepções de focalização e responsabilização de sujeitos e famílias, com responsabilização da sociedade civil no atendimento à proteção social em detrimento do papel do Estado. São recorrentes, ainda, posturas ecléticas de valores e princípios, onde os princípios balizados no projeto da profissão são citados ao mesmo tempo em que se reproduzem noções e discursos pautados na ideologia neoliberal. Quando os autores abordam os princípios do Código de Ética do assistente social são citados de forma fragmentada e sem alusão aos conteúdos ético-político e teóricos que buscam contribuir no projeto de superação da atual ordem societária.Não é ressaltado o que é atribuição específica do assistente social, de acordo com a concepção de profissão defendida pelo projeto e de acordo com a Lei que regulamenta a profissão, o que dificulta inclusive a identificação do assistente social, autor do trabalho, com o seu exercício cotidiano.
CONCLUSÕES:
Afirma-se a nossa hipótese de que na produção de conhecimento do Serviço Social a relação teoria-prática não se estabelece como uma mediação substancial com o exercício profissional e não vem dando a contribuição necessária para a construção de alternativas de ação que ofereçam condições de materialização dos princípios contidos no atual projeto profissional. Isto ocorre porque as propostas contidas nos trabalhos não partem de uma análise das possibilidades concretas existentes na realidade em que ocorre o trabalho do assistente social. Sendo assim, a produção de conhecimento não tem contribuído efetivamente na mediação entre os modos de intervenção e o aparato teórico que sustenta o projeto profissional, comprometendo a articulação entre as dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico-operativa. Isso é evidenciado quando observamos a fraca e/ou nula apreensão de concepções e princípios nas produções que se propõem a estudar e/ou relatar experiências profissionais, mesmo que parte expressiva destas produções se originem da academia. Reafirmamos que o atual desafio dos assistentes sociais que reafirmam o projeto profissional é realizar “a viagem de volta” para analisar o que concretamente está sendo feito pela categoria nos espaços socioassistenciais.
Palavras-chave: Prática profissional, teoria e prática, produção científica.