65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
A VISÃO DOS PEDAGOGOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ À CORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA.
Santana de Jesus Miranda Melo - Secretaria de Educação do Estado do Amapá - SEED
Romualdo Tavares de Oliveira - Secretaria de Educação do Estado do Amapá - SEED
INTRODUÇÃO:
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho e nas relações sociais tem redefinido a organização escolar e, consequentemente, a formação dos que atuam nesse espaço. É importante pontuar que nesse ambiente a figura do Coordenador pedagógico é essencial. Visto que nesse processo de formação, na escola, é ele a figura central. Segundo Augusto (2006), o Pedagogo ou Coordenador Pedagógico tem como papel principal ajudar na formação dos professores. Desse modo, é extremamente relevante investigar como ocorre o processo de formação continuada desse profissional da educação, que dentro dessas mudanças econômicas e sociais, tem como uma das suas principais atribuições cuidar da formação dos professores. Diante de atribuições tão importantes, Borssoi (2008) afirma que cabe aos cursos de formação continuada preencher as lacunas que estão presentes na formação do pedagogo. De mesmo modo, Ferreira e Aguiar (2002, p.9) afirma que estes cursos devem “contemplar uma sólida formação teórica e interdisciplinar que possibilite a esse profissional atuar no ensino, na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais”. Portanto, é necessário que este processo de formação do pedagogo seja acompanhado e estudado para que atenda a expectativa da sociedade em relação ao seu trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho investigou o olhar dos pedagogos sobre a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do Amapá. Como objetivos específicos, identificou-se a formação; o tempo de atuação e; a quantidades de encontros em que os pedagogos participaram. Também, identificou-se como eles ficam sabendo dos encontros; o grau de satisfação sobre a formação e; temas a serem abordados.
MÉTODOS:
Participaram dessa pesquisa 30 pedagogos do quadro efetivo da rede estadual de ensino do Amapá na cidade de Macapá. Foi aplicado um questionário com cada um dos participantes, onde responderam à questões fechadas. Após a aplicação do instrumento, as questões foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a tabulação dos dados, verificou-se que 95% dos pedagogos são pós-graduados, enquanto apenas 5% têm apenas a graduação. Com relação ao tempo de atuação na coordenação pedagógica, 45% disseram que atuam entre 11 e 13 anos; 20% entre 17 e 19 anos; 15% entre 14 e 16 anos; 10% entre 5 a 7 anos e; 10% entre 2 a 4 anos. Sobre a quantidade de encontros de formação continuada em que participaram, 55% dos pedagogos disseram que não participaram de nenhum encontro; 25% participaram de 1 encontro; 15% de 2 encontros e; 5% participaram de 3 encontros. Com relação aos meios em que ficam sabendo dos encontros, 75% disseram que sabiam por meio de conhecidos; 15% por meio de documento oficial; 5% por meio da internet e; 5% por meio de cartazes. Sobre o grau de satisfação, 80% disseram que estavam insatisfeitos com os encontros de formação oferecidos pela rede; 15% estão pouco satisfeitos e; 5% estão satisfeitos. Quanto às temáticas a serem abordadas nos futuros encontros de formação, 55% sugeriram que fosse tratado o papel do pedagogo e suas atribuições; 30% indicaram a Legislação Educacional e; 15% recomendaram que fosse trabalhado o Projeto Político-Pedagógico.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados desse trabalho, verificou-se que a maioria dos pedagogos da rede estadual de ensino do Amapá lotados na capital é pós- graduado, indicando um desejo de qualificação para as novas transformações e exigências do setor educacional. Por outro lado, a maior parte dos pedagogos já tem bastante tempo na rede, porém com um índice baixo em participações de encontros de formação ofertados pela rede. É necessário que a mantenedora amplie esses espaços de formação continuada. Ou seja, que eles sejam mais frequentes, que os meios de divulgação sejam ampliados. Em outras palavras, que sejam usados os meios impressos, eletrônicos e oficiais. A Secretaria de Educação do Estado do Amapá também deve procurar identificar as necessidades desses profissionais junto a eles para a escolha da temática a ser trabalhada nos encontros.
Palavras-chave: Formação Continuada, Coordenação Pedagógica, Formação.