65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Daniele Cariolano da Silva - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Eliziete Nascimento de Menezes - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Maria Erenilda da Costa Farias - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Michelle Barroso de Oliveira Carvalho - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Cecília Rosa Lacerda - Prof.ª Dr.ª / Orientadora – Faculdade 7 de Setembro – FA7
INTRODUÇÃO:
O estudo versa sobre a prática docente universitária com base nas perspectivas e nos desafios vivenciados em seu exercício profissional. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As transformações ocorridas nas diversas esferas e aspectos da sociedade impõem processos de reflexão e ação em torno da formação e da prática do professor no ensino superior. Assim, novas demandas são postas à docência universitária, fomentando novos conceitos, desafios, tendências e possibilidades na relação dialética entre ensino e aprendizagem, bem como na construção da própria identidade docente. Nesse contexto, diante do vigente cenário educacional de conflitos e contradições emerge a necessidade de se desenvolver tal proposta qualitativa de investigação, na medida em que se analisam os elementos do discurso atual sobre a formação profissional do professor, trazendo à tona aspectos a partir dos quais os docentes significam e materializam sua prática universitária em sala de aula. Portanto, a pertinência da pesquisa reside na necessidade de se refletir e se aprofundar sobre este campo de conhecimento mediante o desvelar das condições de existência da profissão docente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa tem por objetivo analisar a prática docente universitária com base nas perspectivas e nos desafios evidenciados pelos professores em sua prática de ensino.
MÉTODOS:
O estudo se inseriu numa abordagem qualitativa de pesquisa com a finalidade de retratar as perspectivas dos sujeitos em suas múltiplas dimensões sócio-históricas, considerando que muitas das situações investigadas têm a sua relevância, o que justifica o fato dos dados obtidos serem diversos e predominantemente descritivos. A primeira etapa da pesquisa incidiu no aprofundamento da literatura pertinente à problemática investigativa. A segunda resultou na coleta de dados mediante observação direta, na qual se vivencia como observador os momentos e as relações constituintes da prática docente em sua integridade, propiciando estar mais próximo das perspectivas pessoais e profissionais dos sujeitos. Além disso, recorreu-se a entrevista semi-estruturada, sendo desenvolvida a partir de temáticas abordadas de forma bastante flexível, respeitando o ritmo do entrevistado e permitindo ao entrevistador fazer as necessárias adaptações e os possíveis esclarecimentos. Teve-se como lócus de pesquisa a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA, sendo os sujeitos participantes professores que atuam no curso de Graduação em Pedagogia. Por último, a terceira etapa consistiu na análise das informações coletadas, tomando como referências teóricas os estudos de Anastasiou e Alves (2005), Masetto (2003), Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2007, 2008), dentre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados evidenciaram uma prática docente universitária como espaço de diálogos, desafios, conflitos, encontros e contradições; voltada para diferentes contextos sociais, novas demandas de ensino e aprendizagem, bem como novos perfis e relações entre professores e alunos, reconfigurando as perspectivas e os desafios pedagógicos, pessoais, profissionais e institucionais do magistério. As lacunas da profissionalização docente ainda se materializam em processos de ensino de fragmentação do conhecimento mediante práticas restritivas levando à uniformização da linguagem oral e escrita, além de concepções de apreensão artesanal da profissão como reelaboração dos modelos de atuação docente consagrados no imaginário social como “bons”. Em meio aos conflitos teóricos e metodológicos do exercício profissional em sala de aula, também se constatam perspectivas emancipatórias de superação das visões dicotômicas entre teoria e prática, materializando-se em práxis como atividade de transformação da realidade mediante construção do conhecimento. Tem-se uma prática universitária mediadora pela qual se visa à formação humana com base na construção e no desenvolvimento de conteúdos e habilidades de pensamento e de ação, pressupondo a participação política e social dos sujeitos.
CONCLUSÕES:
A prática docente universitária apresenta dentre os desafios enfrentados cotidianamente a incorporação de atividades que induzem a fragmentação do saber, a apreensão segmentada do conhecimento pelo aluno, não possibilitando a sua compreensão num panorama contextual e teórico mais amplo. Além disso, constatam-se concepções limitadoras da própria profissão docente, sendo a sua construção e o seu exercício profissional reduzidos ao saber fazer. Entremeadas aos desafios, percebem-se também perspectivas politizadoras, reflexivas e críticas de transformação social, em que a prática universitária torna-se espaço coletivo de debates e decisões, propiciando a transmissão e a produção do conhecimento sistemático e historicamente construído. Nesse sentido, os complexos e conflituosos contextos de ensino se apresentam formadores na medida em que possibilitam desenvolver disposições oriundas na e pela prática docente, a reconstrução profissional, a reafirmação e a validação da identidade de ser professor. Em suma, evidencia-se a relevância de se refletir sobre as atuais políticas de formação de professores, objetivando propor mudanças curriculares e institucionais capazes de satisfazer aos atuais desafios sociais e educacionais, de ensino e aprendizagem e de profissionalização docente.
Palavras-chave: Docência Universitária, Profissionalização, Formação Docente.