65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
Checklist da Família Fabaceae (Leguminosae) subfamília Mimosoideae ocorrente na Serra da Meruoca-Ce.
Francisco Felipe Bezerra - Aluno do curso de Ciências Biológicas - UVA
Darlene Natacha Mesquita Melo - Aluna do curso de Ciências Biológicas - UVA
Maria Érica Azevedo Silva - Aluna do curso de Ciências Biológicas - UVA
Ariana Veras de Araújo - Aluna do curso de Ciências Biológicas - UVA
Marlene Feliciano Mata - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Cinências Biológicas - UVA
INTRODUÇÃO:
O reconhecimento sobre a diversidade florística do estado do Ceará ainda se encontra em estudo. Assim, é importante registrar inicialmente os táxones dos acervos das coleções botânicas do estado. A Serra da Meruoca, área de estudo, é um dos maciços residuiais dispersos nas depressões Sertanejas do interior cearense. Fabaceae,(Leguminosae) é a terceira maior família de plantas, tem distribuição cosmopolita, inclui 727 gêneros, 19.327 espécies e abrange três subfamílias: Caesalpinioideae, Mimosoideae e Papilionoideae.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo apresentar um checklist atualizado das espécies da família Fabaceae (Leguminosae), subfamília Mimosoideae registrada para a Serra da Meruoca.
MÉTODOS:
O processo de construção da listagem das espécies da família Fabaceae (Leguminosae)- Mimosoideae teve início em março de 2011, organizada com base nas exsicatas do acervo do Herbário Prof. Francisco José de Abreu Matos (HUVA) da Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA) e do Herbário Prof. Prisco Bezerra (EAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A identificação. Foram consultadas 73 exsicatas no EAC e 8 no HUVA. As exsicatas utilizadas foram depositadas entre maio de 1954 e maio de 2010.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram registrados para flora da Meruoca 10 gêneros e 23 espécies da Família Fabaceae, subfamília Mimosoideae. Os gêneros mais representativos foram Mimosa, Acacia e Ingá com 43,47 %, 17,39% e 8,69 % de espécies respectivamente.
CONCLUSÕES:
A elaboração do checklist das espécies de Mimosoideae ocorrentes na Serra da Meruoca demonstrou que os gêneros Mimosa e Acacia foram os mais representativos na área dentre os demais gêneros registrados. Entretanto, pela extensão da área e a diversidade das Mimosoideae, entende-se que há escassez de coletas de material botânico na região, havendo a necessidade de implementar um programa de coletas de material na região.
Palavras-chave: Flora, Diversidade, Enclaves úmidos.