65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO QUANTO À ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Luiz Alberto Barros Freitas - Graduando em Licenciatura Plena em Química – UFRPE
Maria Angela Vasconcelos de Almeida - Profa. Dra. / Orientadora – Departamento de Química – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os diferentes modelos de ligações químicas contribuem com a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem em nosso mundo como as reações químicas, a liberação de energia na combustão, a solubilidade de substâncias, entre outros (TOMA, 1997). O tema ligações químicas é difícil de ser ensinado e aprendido devido aos aspectos teóricos envolvidos, à variedade de modelos e ao alto nível de abstração exigido (SILVEIRA Jr. et al, 2012).Por se tratar de modelos abstratos, as ligações químicas, assim como muitos outros modelos científicos, possuem grande potencial na formação de concepções alternativas. Assim, os livros didáticos desempenham um papel fundamental no ensino. Não é o único recurso existente, mas sempre foi o mais utilizado, importante e disseminado (SILVEIRA Jr. et al, 2012). Em muitos casos, esses livros são os únicos materiais de apoio disponíveis para professores e alunos. De um modo geral, os conteúdos dos livros didáticos de ciências apresentam o conhecimento sempre como verdade absoluta, que concebe o aluno como ser passivo e depositário de informações desconexas da realidade (MEGID NETO; FRANCALANZA, 2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise da abordagem do conteúdo Ligações Químicas nas obras didáticas selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para serem utilizadas no triênio 2012-2014, uma vez que consideramos o livro didático um forte determinante dos programas escolares e por isso sua análise pode fornecer indicativos do que é abordado em sala de aula.
MÉTODOS:
A escolha dos livros a serem analisados foi baseada na indicação do Programa Nacional do Livro Didático de 2012 (BRASIL, 2011). Os livros selecionados pelo PNLD 2012 foram:
L1: PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. v. 1. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2010.
L2: FONSECA, M. R. M. Química: meio-ambiente, cidadania, tecnologia. v. 1. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2010.
L3: MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química. v. 1. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2011.
L4: MÓL, G. S.; SANTOS, W. L. P. (Coords.). Química para a nova geração – Química cidadã. v. 1. 1ª ed. São Paulo: Nova Geração, 2010.
L5: LISBOA, J. C. F. (Org.). Ser protagonista química. v.1. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2010.
A análise dos livros do PNLD (20122-2013) no conteúdo Ligações Química seguiu a proposta de análise de textos didáticos segundo SILVEIRA ET AL. (2012) que consiste na leitura dos capítulos referentes às Ligações Químicas e na classificação das explicações em categorias pré-estabelecidas. As categorias propostas e utilizadas foram: 1) Estabilidade das ligações químicas; 2) vinculação entre modelos e propriedades; 3) Interações intermoleculares; 4) Ligações metálicas; 5) Compartilhamento de elétrons nas ligações covalentes; 6) Proposição de atividades práticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao critério 1, os L1, L4 e L5 desenvolvem o conteúdo através da obediência à regra do octeto. Segundo Mortimer (1994), a regra torna-se um ritual, substituindo os conceitos de energia. O L2 inicia o conteúdo com a estabilidade dos gases nobres, mas enfatiza que a regra é apenas uma ferramenta. O L3 conduz o conteúdo através exclusivamente do abaixamento de energia nos sistemas.
No critério 2, o L3 discute como as ligações químicas estão relacionadas com as propriedades dos materiais. Os L2 e L5 apresentam as principais propriedades que caracterizam as diferentes ligações. Os L1 e L4 apresentam escassas propriedades.
No critério 3, o L3 traz as interações intermoleculares no item das ligações covalentes. Os demais trazem o conteúdo em outros capítulos. Todos mostram a função dessas interações.
No critério 4, os L1, L4 e L5 destacam o modelo do “mar de elétrons” para a ligação metálica. Os L2 e L3 descrevem que na ligação os elétrons tem uma maior mobilidade, mas não abandonam a estrutura dos metais.
No critério 5, todos os livros citam o compartilhamento não-igualitário dos pares de elétrons, exceto o L3 que não traz esse conceito.
No critério 6, os L1 e L3 trazem várias contribuições para atividades práticas. Os demais se limitam a apenas uma atividade por capítulo.
CONCLUSÕES:
A análise realizada demonstra que dos cinco livros analisados há lacunas em relação aos critérios sugeridos e utilizados. Os livros L2 e L3 se destacam por atenderem em grande parte os aspectos apontados como importantes para um melhor entendimento do tema Ligações Químicas. Os demais livros ainda apresentam conteúdos que não atendem aos critérios, como por exemplo, atribuir a estabilidade da ligação química à regra do octeto e citar modelos de “mar de elétrons” e “nuvens de elétrons” para explicar a ligação metálica. O objetivo proposto foi plenamente atingido uma vez que conseguimos identificar que, apesar do PNLD, alguns livros podem vir a serem melhorados, em especial quanto ao uso de diferentes atividades, entre elas, práticas, sites educativos, contextos, entre outros. Esse tipo de análise pode ser útil para os professores, uma vez que são solicitados a escolher o livro didático para sua escola.
Palavras-chave: Ligações Químicas, Livro didático, Ensino médio.