65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CRESCIMENTO DE COQUEIROS ‘ANÃO-VERDE’ PROVENIENTES DE FRUTOS-SEMENTES DE DIFERENTES TAMANHOS
Valeria Maria dos Santos - Estudante, bols. CNPq, Instituto Federal da Paraíba, Campus de Sousa(IFPB-Sousa)
Oscar Mariano Hafle - Prof. DSc. Depto de Agricultura – IFPB -Sousa-PB
Edinaldo Barbosa Pereira Júnior - Prof. DSc. Depto de Agricultura – IFPB -Sousa-PB
Everaldo Mariano Gomes - Prof. DSc. Depto de Agricultura – IFPB -Sousa-PB
Otávio Luiz Rolim Carneiro Lacerda - Estudante, Técnico em Agropecuária (bolsista PIBIC-EM/CNPq) – IFPB -Sousa-PB
Gilmarques Diniz Marques - Estudante, Técnico em Agropecuária (bolsista PIBIC-EM/CNPq) – IFPB -Sousa-PB
INTRODUÇÃO:
O coqueiro (Cocos nucifera L.) é considerado a espécie tropical de maior importância socioeconômica das regiões intertropicais, devido à versatilidade do uso da planta. De acordo com Fontenele (2005), a cultura do coco assume posição importante como atividade geradora de emprego e renda, empregando mão-de-obra durante todo o ano, e permitindo o consórcio com outras culturas, tais como cultivos de subsistência, e até mesmo a criação de animais, contribuindo assim, para a fixação do homem no campo.
Há uma forte demanda por mudas desta espécie o que leva a uma produção desenfreada e pouco controlada, na maioria das vezes realizada utilizando qualquer tipo de fruto, sem nenhuma seleção, resultando em mudas de baixa qualidade.
Segundo Fontes et al. (2002) as sementes usadas para a produção de mudas devem ser colhidas completamente secas com aproximadamente 11 a 12 meses de idade e posteriormente estocadas para completar a maturação. Recomenda- se um período de estocagem de 10 dias para sementes de coqueiros anões e 21 dias para coqueiros gigantes. Devem-se selecionar sementes de tamanho médio, arredondadas, livres da ação de pragas e doenças e que apresentem sinais de presença de água no seu interior.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar, em campo, o crescimento vegetativo de coqueiros resultantes de frutos-sementes de diferentes tamanhos, na Região de Sousa.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em Pomar Comercial, localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo (6°45' S de latitude, 38°13' WGr de longitude e altitude de 223 m), no período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013.
Na instalação do experimento foram utilizadas mudas de coqueiro (Cocos nucifera L.), variedade ‘anão-verde’, plantadas no campo no espaçamento 8x8x8m, em sistema triangular. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizado com três tratamentos: T1= mudas resultantes de frutos de tamanho pequenos, T2= mudas resultantes de frutos de tamanho médio, T3= mudas resultantes de frutos de tamanho grande, com oito repetições. A unidade experimental composta por cinco plantas, totalizando 120 plantas.
Após o plantio das mudas no campo, estas foram avaliadas, mensalmente, nas características de: Altura da planta – realizada utilizando régua graduada em milímetros; Número de folhas - contagem das folhas vivas existentes na planta.
As médias das variáveis foram comparadas através da Análise de Variância (teste F), sendo os dados qualitativos comparados pelo teste de Tukey e os quantitativos através de análise de Regressão, ambos a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve efeito do tamanho dos frutos e das épocas de avaliação sobre as variáveis analisadas. Verificou-se interação significativa entre os fatores (tamanhos de frutos x épocas de avaliação) para a variável altura das plantas de coqueiro.
Na avaliação da altura das plantas de coqueiro, realizada durante 420 dias após o transplantio das mudas, observou-se diferenças significativas. Para a variável altura da planta (Tukey a 5%) e para as equações (Teste F a 5%) que apresentaram comportamento linear com relação às épocas de avaliação. Comparando os resultados dos três tamanhos de coco-sementes utilizados, observou-se que os frutos pequenos e médios atingiram respectivamente 82,68 e 86,89% da altura das plantas quando comparadas aos frutos grandes.
Para a característica número de folhas por planta, observou-se diferenças significativas (Tukey a 5%) para o número de folhas e para as equações (Teste F a 5%) que apresentaram comportamento linear com relação às épocas de avaliação. Comparando os resultados dos três tamanhos de coco-semente utilizados, observou-se que os frutos pequenos e médios atingiram respectivamente 90,12 e 95,74% do número de folhas por planta quando comparadas aos frutos grandes.
CONCLUSÕES:
Para a produção de mudas de coqueiro-anão, recomenda-se a utilização de frutos-sementes grandes.
O uso de sementes de tamanho pequeno produziu mudas menores, com menor altura e número de folhas.
O uso de frutos maiores, na produção de mudas, resultou em um maior crescimento (altura e número de folhas) das plantas de coqueiro-anão.
Palavras-chave: Cocos nucifera, qualidade das mudas, crescimento vegetativo.