65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SOCIOAMBIENTAIS
Taciana Cosme da Silva - Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, UFRPE
Amanda Souza Calixto da Silva - Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, UFRPE
Monica Lopes Folena de Araújo - Profa. Dra./ Orientadora – Depto. De Educação, UFRPE.
INTRODUÇÃO:
O aumento da produção em grande escala e o consumismo tem trazido consigo graves problemas, dentre eles o acúmulo excessivo de resíduos.
Fazendo-se necessário cuidar deste problema, visto que a grande quantidade de lixo produzido tem trazido prejuízos ambientais com graves consequências à qualidade de vida das pessoas. (BRASIL, 2002) Diante deste cenário a Educação Ambiental (EA) surge como uma tentativa de responder aos sinais de falência de todo um modo de vida. (CARVALHO, 2008).
Neste sentido a EA deve desenvolver ações que permitam preparar o indivíduo e a sociedade para o paradigma do desenvolvimento sustentável. A fim de promover mudanças significativas no que diz respeito a formação de atitudes e sensibilidades em relação ao meio ambiente sendo necessário a problematização dessa questão em todos os níveis de ensino. Devendo ser incorporada em todas as disciplinas como tema transversal e de maneira interdisciplinar (CARVALHO, 2008).
Neste sentido a seqüência didática pode ser utilizada como metodologia para a realização de atividades que promovam a EA, por ter um caráter de continuidade e podendo ter tempo determinado. Adequando-se bem a educação ambiental que por não ser uma disciplina com carga horária definida precisa ser tratada de várias maneiras em horário diferentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como uma seqüência didática com temática ambiental contribui para a formação de cidadãos socioambientais.
MÉTODOS:
A atividade orientou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo ação-participante, realizada em uma escola estadual.
Os alunos do 6° ao 8° ano participaram voluntariamente de uma sequência didática no contra turno.
Inicialmente apresentou-se, conceitos sobre o lixo e suas conseqüências, nesta aula os alunos realizaram a separação do lixo retirando amostras das lixeiras da escola. No segundo momento trabalhou-se um jogo de tabuleiro: “Na trilha das embalagens”, este apresentou atitudes positivas e negativas em relação ao meio ambiente. Em outro momento solicitou-se aos educandos que pesquisassem alternativas de reutilização de garrafas pet, e foi possível confeccionar diversos objetos. No ultimo encontro os discentes confeccionaram um protótipo de biodigestor, equipamento de reciclagem do lixo orgânico, o qual foi alimentado com resíduos da escola. A culminância das atividades deu-se no evento em comemoração ao dia do meio ambiente, este contou com atividades de diversas áreas, buscando sensibilizar toda a comunidade escolar em relação a questão ambiental. Nesta ocasião foi possível expor todo material confeccionado pelos alunos participantes da sequência para os demais alunos. Ao final realizou-se entrevistas com os alguns alunos e com uma professora de biologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base em observações e relatos dos alunos na sequência didática foi possível verificar um bom envolvimento e participação destes, ora expondo um pouco de seus conhecimentos prévios a respeito da questão ambiental, ora confeccionando os materiais. Segundo BRASIL (2008), não basta somente ler algum tema e debater na sala de aula, mas de fato constatar as reais atitudes e hábitos que podem ser construídos a partir dessa compreensão.
Nas entrevistas verificou-se que os alunos que participaram da culminância ficaram muito empolgados, informando que seria interessante realizar mais eventos deste tipo. Sobre a exposição, a maioria afirmou ter gostado mais do jogo, acredita-se que este resultado se deu pelo fato de ter participação direta em forma de competição, indicando a importância da dinamização.
A maioria dos discentes relatou que aprendeu que se deve preservar o meio ambiente e reciclar o lixo. Observa-se que estes compreenderam e refletiram a temática. Indagou-se a professora sobre a importância do lúdico na formação básica, esta respondeu que “o lúdico quebra a mesmice e faz do aprendizado algo prazeroso”. Verificou-se o quão atrativo foi trabalhar com o lúdico. Segundo NEVES (2009) a ludicidade na educação transforma o ensino de sala de aula em algo mais atrativo e motivador.
CONCLUSÕES:
A partir da atividade apresentada compreende-se que a sequência didática é uma interessante estratégia para promover diálogos com questões ambientais. Através da atividade prática os alunos conseguiram aplicar os conhecimentos que lhes foram apresentados, identificando materiais, separando-os, aprendendo técnicas de recuperação de material e sustentabilidade e contextualizando a temática com acontecimentos do dia-a-dia. Tudo isso faz com que o conhecimento científico se torne algo prático levando a reflexão e criticidade.
É possível destacar que os conhecimentos tratados foram de grande relevância no sentido de sensibilizar os alunos para a necessidade de conservação do meio ambiente, isso ficou claro com os resultados da entrevista.
Foi perceptível através dos questionamentos dos alunos, que ao concluírem a atividade estes refletiram sobre a relação dos seres entre si, saindo da atividade como cidadãos mais sensíveis e até multiplicadores, embora se saiba que para haver uma mudança de hábitos e de comportamentos é necessário mais tempo.
Como licenciandos e futuros professores de ciências e biologia esta experiência foi valorosa, pois foi possível colocar em prática os conhecimentos aprendidos na universidade e exercitar o ato de planejar, executar e avaliar atividades.
Palavras-chave: Sequência Didática, Sujeitos socioambientais, Educação Ambiental.