65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
O CENÁRIO DOS CURSOS DE BIOMEDICINA NO BRASIL
Aleson Pereira de Sousa - Graduado em Biomedicina - Faculdades Integradas de Patos - FIP
Suenny Fonsêca de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Faculdades Integradas de Patos - FIP
INTRODUÇÃO:
Desde a segunda metade do século XX, a área da saúde sofreu grandes transformações, devido às mudanças científico-tecnológicas advindas de épocas anteriores. A saúde transformou-se rapidamente em um mercado globalizado de negócios multinacionais, com um disputado modo de especialistas de diferentes categorias, especialmente das ciências biomédicas (AMORETTI, 2005). O curso de Biomedicina foi criado com o objetivo de formar docentes e pesquisadores para atuar nos diversos campos da área da saúde. Desenvolvendo, assim, a formação dos profissionais biomédicos, que ao longo do tempo adquiriram como principal especialidade a área de análises clínicas. Esses profissionais atuam em laboratórios, em hospitais, em universidades, oferecendo diversos serviços desde a realização de exames tanto de importância clínica para auxiliar na diagnose de doenças quanto para o mercado de trabalho utilizado em algumas indústrias. Visto que, o curso de Biomedicina encontra se atualmente em crescente expansão no Brasil torna-se relevante investigar a atual situação destes cursos quanto à formação destes profissionais para o mercado de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo traçar o cenário dos cursos de Biomedicina no Brasil desde sua criação até o atual ano de 2012. Deste modo, deseja-se ampliar a discussão sobre o crescente número de cursos que estão surgindo no país, aumentando assim a demanda de profissionais biomédicos para o mercado de trabalho.
MÉTODOS:
O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que é "dedicada a reconstruir teorias, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20). Foi realizado busca em dados bibliográficos e em bases de dados oficiais, de formas assíncronas que segundo Berardi (1997) são aquelas que não dependem do tempo físico ou da presença do pesquisador para cumprir sua função de captação de dados, pois, fazem uso das mais novas tecnologias para maximizar o cybertempo, ou seja, maximizar a intensidade da experiência através da qual o pesquisador, pode elaborar os dados que o circunda no ciberespaço em nosso caso, o resultado de uma dada pesquisa. A revisão de literatura foi realizada através de dados obtidos em sites do Conselho de Biomedicina e revistas científicas da área com o intuito de traçar o perfil do curso no estado da Paraíba, desde sua implantação até o ano de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A criação do curso de Biomedicina em 1950, citado através de documentos do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-1ª Região), mas apenas em 1966 a Escola Paulista de Medicina - EPM ofertou o primeiro curso intitulado Ciências Biológica (modalidade médica), em seguida foi oferecido pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE formando a primeira turma de profissionais biomédicos no Brasil.
Em 2000, transcorridos 34 anos desde a criação do primeiro curso de Biomedicina, existiam no Brasil 13 cursos, a partir desse ano houve um aumento na oferta de cursos nesta área: em 2001 o número de cursos de Biomedicina passa para 16 (crescimento de 23%), em 2002, existiam 20 cursos, (crescimento anual de 25%), e em 2003 o total de cursos chega a 32 (crescimento anual de 60%). Em 2004 registra-se a existências de 61 cursos, o que representa um crescimento de 91% em relação a 2003 (CAMPOS, 2006). Em 2010 havia no Brasil 151 cursos de Biomedicina, em 2011, foram contabilizados cerca de 178 um aumento de 18% em relação ao ano anterior, atualmente em 2012, foram contabilizados 194 cursos pelo sistema de busca do (e-mec) notando um aumento de 9% em relação ao ano de 2011. No período entre 2010 e 2012 houve o aumento de 43 cursos no Brasil marcando um crescimento de 27% no período de três anos.
CONCLUSÕES:
O curso de Biomedicina no Brasil vem ganhando destaque e espaço através do aumento de sua oferta nas Instituições de Ensino Superior (IES). A elevação da procura do referido curso por estudantes e a ampliação do espaço no mercado de trabalho para estes profissionais da área da saúde, dá-se pelo aumento da relevância na atuação destes, pois possuem multidisciplinaridade no campo da saúde em sua formação.
Palavras-chave: Biomedicina, Brasil, Perfil de cursos.