65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 3. Endodontia
ANÁLISE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS DE COPAÍBA, DO EXTRATO DE Stryphnodendro barbatiman E DE SUBSTÂNCIAS ENDODÔNTICAS FRENTE MICRORGANISMOS ANAERÓBIOS
Joanna Rodrigues da Silva - Faculdade de Odontologia - UFAL
Layse Rodrigues Lima - Faculdade de Odontologia - UFAL
Lisiane Cristine Lopes de Oliveira - Faculdade de Odontologia - UFAL
Zenaldo Porfírio da Silva - Prof. Doutor em microbiologia - Faculdade de Farmácia - UFAL
Lucineide de Melo Santos - Prof. Dra. - Faculdade de Odontologia - UFAL
Amaro de Mendonça Cavalcante - Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Odontologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
Um dos pré-requisitos para o surgimento de patologias pulpares e periapicais é a presença de microrganismos, que podem ser aeróbios e anaeróbios, Gram+ e Gram- e fungos, caracterizando uma infecção mista.
Nas infecções endodônticas há um predomínio de bactérias Gram-, além disto, bactérias anaeróbias, tais como Prevotella spp., Porphyromonas spp., Clostridium spp e Fusobacterium spp., estão envolvidos na etiologia destas (SILVA et al., 2007).
Os principais objetivos do tratamento endodôntico são a eliminação das bactérias do sistema de canais radiculares e a prevenção de sua reinfecção, por isso a limpeza do canal radicular é realizada pela ação mecânica dos instrumentos endodônticos associada à ação de uma substância química auxiliar que possua atividade antimicrobiana, capacidade de dissolver tecidos orgânicos, propriedades lubrificantes e baixa toxicidade (SASSONE et al., 2003; DE LORENZO, 2004; SIQUEIRA JR., LOPES, 2010).
O Brasil destaca-se pela utilização de plantas para fins medicinais, entre elas estão o Stryphnodendron barbatiman, popularmente conhecido como barbatimão, e o óleo da planta do gênero Copaifera, conhecida popularmente como Copaíba, que possui ação anti-inflamatória e a antibacteriana (SOARES et al, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de óleos de Copaíba, de extrato de Stryphnodendro barbatiman, conhecido como Barbatimão, e de substâncias utilizadas na terapia endodôntica frente às bactérias anaeróbias Gram+ e Gram-.
MÉTODOS:
Utilizaram-se três frações de óleo de Copaíba, extrato de Stryphnodendron barbatiman e substâncias tradicionalmente empregadas na terapia endodôntica: Calen® sem PMCC, Calen® com PMCC, Paramonoclorofenol canforado, Tricresol formalina, Otosporin®, Hipoclorito de sódio e Clorexidina para realização do teste de atividade antimicrobiana frente às cepas de bactérias anaeróbias: Prevotella intermedia; Prevotella melaninogenica, Clostridium acetobutylicum, Porphyromonas asaccharolytica; Fusobacterium nucleatum e Enterococcus faecalis, através da metodologia preconizada por KONEMAN (1997), método de diluição em meio líquido disco de papel de filtro.
O inóculo foi padronizado depositando-se 0,1 ml de microrganismos em tubos de ensaio contendo 5 ml de caldo de tioglicolato com Hemina + Vitamina K (5µg/ml) e, em seguida, incubados por 24 horas em estufa a 37°C, em meio de anaerobiose. Nestes, foram introduzidos discos com cada medicação, com o respectivo microrganismo, sendo novamente incubados por 24 horas a 37°C.
A leitura foi realizada a olho nu através da turbidez do meio. Em seguida, realizou-se a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), pelo método de diluição em meio líquido preconizado por ANDREWS (2001).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Prevotella intermedia mostrou-se sensível as frações dos óleos de copaíba I, II e III, sendo a Prevotella melaninogenica sensível às frações I e II, e o Clostridium acetobutylicum, sensível somente à fração I. O óleo de copaíba I foi o único efetivo frente a todas as cepas testadas, exceto ao Enterococcus faecalis.
O extrato de barbatimão foi efetivo frente a Prevotella intermedia, Clostridium acetobutylicum e Porphyromonas asccharolytica.
O Paramoclorofenol canforado (PMCC) foi efetivo frente à Prevotella intermedia e à Prevotella melaninogenica e ao F. nucleatum. O Tricresol formalina não apresentou atividade antimicrobiana frente à Prevotella melaninogenica e ao Enterococcus faecalis, sendo efetivo frente aos outros microorganismos avaliados. O Hipoclorito de Sódio somente exerceu ação sobre a P. intermedia e ao F. nucleatum. O Calen® com PMCC teve efetividade apenas frente ao F. nucleatum. O Calen® sem PMCC, o Metronidazol e a Clindamicina somente apresentaram atividade antimicrobiana frente à Prevotella melaninogenica e ao F. nucleatum.
O Enterococcus faecalis mostrou sensibilidade apenas à clorexidina, sendo esta efetiva também contra Prevotella intermedia, Prevotella melaninogenica, F. nucleatum e Porphyromonas asccharolytica.
CONCLUSÕES:
De acordo com a metodologia aplicada e os resultados obtidos, conclui-se que de todas as substâncias testadas, a fração de óleo de Copaíba 1 apresentou maior espectro de ação antimicrobiana, não sendo efetiva apenas frente ao Enterococcus faecalis. Dentre as substâncias endodônticas, a Clorexidina a 2%, e o Otosporin® apresentaram maior espectro de ação antimicrobiana. A Prevotella intermedia e o Fusobacterium nucleatum se mostraram os microrganismos mais sensíveis frente às substâncias testadas. O Enterococcus faeccalis se mostrou o microrganismo mais resistente frente às substâncias testadas.
Palavras-chave: Óleo de copaíba, Barbatimão, Terapia endodôntica.