65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
Abordagem de Terapia antiinflamatória com uso de extratos e óleos de plantas amazônicas imobilizados em nanoemulções.
Ana Paula Lima de Messias - Centro de Ciências Biologicas e da Natureza - UFAC
Igor Anatolievich Degterev - Prof. DR/ Orientador – Centro de Ciências Biologicas e da Natureza – UFAC
Renato Silva de Lima - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – UFAC
Samária Santos da Silva - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – UFAC
Clebyane de Souza Barboza - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – UFAC
Edivan Lima de Oliveira - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – UFAC
INTRODUÇÃO:
Até hoje na literatura não se tem os dados sobre a real possibilidade do uso dos extratos destas plantas na medicina fotodinâmica. Com base no fato de que mais de 800 plantas são usadas tradicionalmente no tratamento de células inflamatórias e que a maioria delas apresenta uma grande variedade de efeitos clínicos, podemos esperar que o campo dos fitoterápicos nos ofereça uma solução uma solução inovadora para doenças crônicas causadas por células inflamatórias (Leach et al., 2007). A prospecção de plantas para o tratamento das células inflamatórias deve ser baseada em classes químicas com potencial imunomodulador, anti-inflamatório e hipoglicemiante.
A Terapia Fotodinâmica baseia-se na transferência da energia da excitação de um corante para a molécula de O2 que transforma a mesma em bi-radical, chamado de oxigênio singleto, e este radical é extremamente destrutivo sendo um processo rápido e seguro para matar células onde o O2 se encontra. Que consiste no desenvolvimento de novos agentes fotossensibilizantes para terapia fotodinâmica de doenças crônicas causadas por células inflamatórias, a partir de extratos de plantas Amazônicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de novos agentes fotossensibilizantes para terapia fotodinâmica de doenças crônicas causadas por células inflamatórias, a partir de extratos de plantas amazônicas.
MÉTODOS:
A coleta das plantas foi realizada na fazenda Guarany, localizada na BR-317 Km 30, próximo ao município de Capixaba, na Reserva da Universidade Federal do Acre denominada Humaita. As espécies foram identificadas e estão cadastradas no Herbário da UFAC.
Os extratos (óleo) foram imobilizados em nanoemulções. Para testar o efeito antiinflamatório das drogas, injetamos 100 µl de cada droga previamente diluído com 100 µl de salina, no peritônio dos animais (camundongos). Após uma hora de repouso, foram injetados nestes animais, também por via intraperitoneal, com 250 µl de carragenina (1% em salina). Quatro horas após, as células totais do peritônio foram colhidas por lavagem da cavidade peritoneal com salina, centrifugadas e contadas e comparadas ao controle.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Confirmou-se o efeito antiinflamatorio, extrato etanólico de folhas de Sucuuba (FS) e extrato cloroformico de Crajiru. Os resultados preliminares sugerem que os extratos de folhas de Sucuba e de Crajiru, mas não óleo de Pataoa, possuem atividade antiinflamatória. O efeito antiinflamatorio das emulsões com relação à quantidade total das células inflamatórias foram observadas no peritônio dos animais não tratados (controle) e pré-tratados com óleo de Pataoá.
CONCLUSÕES:
Óleo de Pataoá, extrato etanólico de folhas de Sucuuba (FS) e extrato cloroformico de Crajiru, não somente absorvem, mas tambem emitem luz na região de (600-800 nm). Constatou-se os extratos de folhas de Sucuuba e de Crajiru, mas não óleo de Pataoa, possuem atividade anti-inflamatória. Desta forma, é possível observar o potencial fitoterápico satisfatório que os extratos possuem, e por conseqüência, a real possibilidade de aplicação destes produtos na prevenção de doenças crônicas causadas por células inflamatórias, pois em comparação com os tratados e não tratados houve uma diminuição significativa das células inflamatórias.
Palavras-chave: Atividade antiinflamatória, Células inflamatórias, Extratos.