65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
DIVERSIDADE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM POMARES DE MANGA DO PERÍMETRO IRRIGADO DO PÓLO DE FRUTICULTURA DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, BAHIA.
Tayron Sousa Amaral - Ex-bolsista de IC/UESB, mestrando em Entomologia, USP/ESALQ, Piracicaba,SP
Ana Elizabete Lopes Ribeiro - Depto. de Fitotecnia e Zootecnia, Laboratório de Entomologia, UESB
Suzany Aguiar Leite - Depto. de Fitotecnia e Zootecnia, Laboratório de Entomologia, UESB
Aldenise Alves Moreira - Depto. de Fitotecnia e Zootecnia, Laboratório de Entomologia, UESB
Weber Marciliio Malheiro Aguiar - Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia – ADAB
Maria Aparecida Castellani - Profa. Dra./ Orientadora - Depto.de Fitotecnia e Zootecnia – UESB
INTRODUÇÃO:
As moscas-das-frutas se caracterizam como uma das principais pragas da fruticultura mundial. Dentro da família Tephritidae, a espécie Ceratitis capitata é a única representante deste gênero de ocorrência no Brasil. Cerca de sete espécies do gênero Anastrepha são também consideradas economicamente importantes para o país. O ataque das moscas-das-frutas permite a ação de outros insetos oportunistas, como os da família Lonchaeidae, que aproveitam o local da punctura feito pelos Tephritídeos e realizam a sua oviposição. Estas também são moscas que vêm ganhando importância no cenário da fruticultura causando danos a diversas culturas. Certas espécies pertencentes a esta família são pragas primárias para algumas culturas. Nos pólos de fruticultura da Bahia, C. capitata tem sido observada em altos níveis populacionais, tendo destaque por serem consideradas pragas primárias na pré-colheita e pela sua importância quarentenária na pós-colheita para exportação das frutas in natura, o que a torna um dos maiores entraves para a produção e exportação de frutas na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar a ocorrência moscas-das-frutas das Famílias Lonchaeidae e Tephritidae, em pomares de manga da região de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.
MÉTODOS:
O material utilizado para a triagem foi obtido através da Associação dos Produtores de Manga de Livramento de Nossa Senhora - APROMOL, localizada em Livramento de Nossa Senhora – BA, onde foram distribuídas 200 armadilhas do tipo McPhail em pomares de manga do perímetro irrigado, com atrativo alimentar a proteína hidrolisada a 5%. O material obtido das armadilhas era submetido a uma triagem para retirada e quantificação das moscas do gênero Anastrepha e Ceratitis. Posteriormente, o material restante era acondicionado em potes plásticos contendo álcool 70%, juntamente com etiquetas contendo os dados de campo, embalados em caixas de papelão. As coletas aconteceram de 29/10/2010 a 03/06/2011, totalizando 16 coletas.
Quinzenalmente o material foi recolhido e levado ao Laboratório de Entomologia da UESB, onde foi realizada uma nova triagem, peneirando o material contido nos potes, depositando-o em bandeja de plástico branca, adicionando água para facilitar a dispersão e visualização dos insetos. Com uma pinça, as moscas com aparência de lonqueídeos eram retiradas e acondicionadas em tubos de ensaio contendo álcool 70%, para posterior confirmação. O material contido nos tubos de ensaio foi novamente analisado sob microscópio estereoscópico, para confirmação da presença de lonqueídeos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos indicam que no período experimental não houve registros da ocorrência de representantes da família Lonchaeidae em armadilhas McPhail nos pomares amostrados. Quanto à ocorrência de C. capitata, maior abundância ocorreu na primeira coleta realizada (29/10/2010), apresentando o total de 316 indivíduos, havendo um decréscimo nas coletas seguintes, chegando a praticamente zero nas coletas a partir de fevereiro, enquanto que a quantidade de Anastrepha spp. foi muito baixa nas primeiras coletas, com maiores valores obtidos no período de janeiro a março. A redução da população a partir do mês de março dos dois grupos de insetos estudados pode ser atribuída à utilização de produtos fitossanitários pelos produtores, para indução da floração das mangueiras e, portanto, ausência de frutos. Há necessidade da realização do monitoramento larval nos pomares e regiões circunvizinhas para se conhecer a associação das espécies de moscas com os hospedeiros da região.
CONCLUSÕES:
Nos pomares de manga do Pólo de Fruticultura de Livramento de Nossa Senhora, BA, armadilhas McPhail, à base de proteína hidrolizada, permitiram capturar moscas-das-frutas representadas por Ceratitis capitata e Anastrepha spp., pertencentes à família Tephritidae. A espécie Ceratitis capita apresenta pico populacional no segundo semestre do ano, enquanto que a ocorrência de Anastrepha spp. é mais significativa no primeiro semestre.
Palavras-chave: Mangifera indica, Moscas-das-frutas, Tephritoidea.