65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
RÁDIO CIÊNCIA ATUANDO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Flaviana Tavares Vieira - Instituto de Ciência e Tecnologia - UFVJM
Carlos Henrique Alexandrino - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
INTRODUÇÃO:
No âmbito da pesquisa, a relação entre educação, ciência e comunicação é bastante estudada do ponto de vista das abordagens realizadas em espaços e museus de ciências. A relação do público com o conhecimento repassado e a percepção pública da ciência são temas centrais desses estudos. Outro interesse de pesquisa no campo da popularização do conhecimento que é explorado, e que é o alvo deste trabalho, está ligado diretamente ao desenvolvimento de ações no campo da educação não formal: a popularização do conhecimento por meio da criação e produção de programas radiofônicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver programas radiofônicos sobre ciência, educação e cultura para educação não formal.
MÉTODOS:
Inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica por temas para comporem a pauta de programas radiofônicos nas seguintes áreas do conhecimento: Saúde, Nutrição, Odontologia, Química, Biologia, Física, Filosofia, Direitos da Criança, Literatura, etc. Em seguida buscou-se ferramentas para atuarem como canal facilitador na comunicação entre o público universitário e o público leigo, dando-se ênfase aos programas radiofônicos. Após isso, trabalhou-se na criação e no desenvolvimento de vinhetas de abertura e encerramento para vários programas. Logo após os programas foram gravados com a participação de colaboradores e membros da equipe e então editados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Produziu-se 300 spots radiofônicos pela Rádio Ciência da UFVJM no período de 2009 a 2012. Estes foram enriquecidos com elementos (sons, analogias, imagens sonoras) que viabilizaram sua compreensão pelo público geral. Fez-se a reunião desta produção em 02 volumes de CDs, os quais foram repassados para quase 300 escolas estaduais dos mais de 70 municípios que fazem parte do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri em Minas Gerais. O processo para desenvolver programas radiofônicos nas diferentes áreas dos saberes resulta em uma melhor compreensão e interesse pela ciência e, também pode se transformar num exercício de experimentação e aplicação de novas metodologias para o ensino não formal. A divulgação e popularização do conhecimento via programas radiofônicos abre um campo de oportunidades para o contato com mídias como a web rádio e rádios convencionais, podendo desenvolver formas alternativas de se repassar o conhecimento.
CONCLUSÕES:
O trabalho de produção de programas radiofônicos sobre ciência para divulgação radiofônica tem grande importância como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem não formal. Um programa radiofônico sobre ciência é, sem dúvida, um material com potencial pedagógico, uma vez que pode ser utilizado tanto pelo docente em sala de aula para o ensino-aprendizagem como para educação não formal em rádios web, comunitárias e privadas.
Palavras-chave: Rádio Ciência, Programas Radiofônicos, Educação não formal.